sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Musculação e Corrida? Ajuda ou atrapalha?


Adilson pergunta: São Bernardo do Campo
"Prezados professores, como a musculação pode ajudar na corrida? Eu não posso ficar mais pesado, por estar ganhando mais musculos? Leio em revistas que deve-se fazer nusculação, mas fico com medo de perder performance!"


Prof. André Yamada, responde:

Caro Adilson, obrigado pela participação! Essa sua pergunta é excelente. Vamos tentar te ajudar então! Sabidamente a musculação teoricamente poderia incrementar sua massa muscular, ou seja, promover hipertrofia. No entanto existem protocolos específicos e acredito que a musculação auxiliaria na sua performance durante a corrida ao invés de prejudicar. O protocolo de hipertrofia consiste em altas cargas(pesos) de forma lenta e com duração entre as séries de 1 minuto. Você terá que realizar a 85 % de 1 RM( repetição máxima) certo? Mas seu objetivo não é ganho de músculo, mas sim melhorar sua potência muscular e resistência. A musculação nesse sentido, seria benéfica para diminuir seu cansaço durante a corrida, pois diminuiria o acúmulo de ácido lático e evitaria certas lesões. Vamos então ao que interessa: seria importante então você intercalar o treinamento de força na forma de resistência e potência. Você faria para ganhar resistência no músculo, 3 séries de 40%de 1 RM de forma lenta e com descanso de 30 segundos entre as séries. Em outro dia poderia fazer a musculação 4 séries com 60% de 1 RM mas com velocidade rápida com foco na sua potência. Vale ressaltar que esse treinamento de musculação você faria nos dias que não treina acorrida, porque se fizer nos mesmos dias vai gerar maior estresse na sua musculatura. Seria uma boa você também treinar tiros de 100 metros para seu músculo adaptar a diferentes demandas, ok? Acho que é isso que tinha que passar! Bom treino!


André Katayama Yamada

Formado em Educação Física Bacharelado UNIMEPPerformance Humana. Mestrando em Ciências da Motricidade (Biodinâmicada Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.

3 comentários:

  1. interessante essa resposta a pergunta. bem que meu técnico vive me incomodando para fazer musculação...

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  2. boa resposta

    ciro baldani

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