quinta-feira, 16 de julho de 2009

A DOR MUSCULAR É CAUSADA PELO ACÚMULO DE LACTATO?


Por Prof. André Yamada,
Classicamente a dor muscular do dia seguinte tem sido atribuída ao acúmulo de lactato na musculatura. No entanto estudos atuais mostram outra teoria, de que a dor muscular é desencadeada pelo próprio metabolismo.


A contração muscular e o ambiente de hipóxia (falta de oxigênio) podem afetar as terminações nervosas livres e assim provocar a dor. Uma outra causa não menos importante são as microlesões celulares que ocorrem nos músculos exercitados. Com o esforço intenso a membrana da célula muscular se rompe e libera uma enzima na corrente sanguínea a CK. Assim, um dos marcadores mais utilizados para mostrar o rompimento da integridade muscular é a Creatina Kinase (CK) que se extravasa pelo sangue.


Um elegante estudo nacional demonstrou que o lactato é removido imediatamente 2 horas após o exercício físico e antes dos sintomas da dor muscular. Isso mostra claramente que o lactato serve como uma importante fonte de energia para diversos tecidos e não como vilão. Um dos mecanismos que podem ser explicados pela dor do dia seguinte é a formação de fragmentações protéicas decorrentes no interstício celular e que provocam aumento de pressão ativando as terminações nervosas livres dos músculos. Estas são responsáveis pelas captações de alterações dos compartimentos químicos celulares e da pressão, que produzem a sensação de dor, sensibilidade à temperatura (calor), propriocepção, e trato grosseiro. Assim, caros amigos as coisas são bem mais complexos do que pensamos.


Ou seja, os complexos mecanismos da maquinaria humana no contexto da bioquímica do exercício sempre serão um desafio para atletas, treinadores, pesquisadores e profissionais que lidam com a fisiologia do exercício. Portanto, bom treino a vcs! Ah, e após os treinos não esqueçam do que escrevi. Se tiverem sentindo dores não se preocupem que podem ser uma resposta adaptativa. Mas se essa dor aumentar procure um especialista!
André Katayama Yamada, aluno de Pós-Graduação (Mestrando) em Ciênciasda Motricidade (Biodinâmica da Motricidade Humana)Linha Fisiologia Endócrino-Metabólica.Laboratório de Nutrição, Metabolismo e Exercício, UNESP-Rio Claro,

Nenhum comentário:

Postar um comentário