segunda-feira, 7 de abril de 2014

Perguntas da semana!


E ai galera, tudo maravilha!

Como de praxe, a cada duas semanas reúno as perguntas dos alunos sobre saúde e atividade física, então essa semana vou discutir com vocês mais algumas. Deixando sempre claro que as respostas são baseadas em estudos e fatos, e encima disso coloco a minha opinião, ok! Vou responder resumidamente e de forma que todos entendam. Vamos a elas:

Faço muito abdominal, mas parece que minha “barriga” não diminui? Por quê?
Confesso que esse tipo de pergunta ainda me espanta, ainda mais quando o aluno foi instruído por outro profissional para fazer isso. Galera, exercícios abdominais (anaeróbicos) são para os músculos do abdômen (inferiores, superiores e oblíquos), que está localizado ABAIXO da gordura que se localiza nessa região! Não existe nenhuma relação entre exercício localizado e gordura. O máximo que pode acontecer é o aumento no tônus e hipertrofia muscular, modelando o abdômen, reduzindo sua flacidez e sua circunferência. A flacidez do músculo abdominal favorece que as vísceras e o volume de alimento no estômago o empurrem para frente e para os lados, aumentando sua circunferência. Um outro item que favorece esse aumento é a gordura visceral, que vou explicar em uma outra pergunta sobre isso abaixo.

Qual a diferença entre gordura da pele (cutânea) e a visceral?
Basicamente, temos o acúmulo de gordura cutânea e visceral da mesma forma, quando temos dietas hipercalóricas. A duas tem funções fisiológicas importantes, como manter a temperatura do corpo e dos órgãos, por exemplo, porém a gordura visceral é a que se acumula mais rápido e é a mais perigosa, principalmente nos homens, podendo também afetar as mulheres. Suas células adiposas (adipócitos) são mais ativas, favorecendo o acúmulo e a perda mais rapidamente. No caso da circunferência abdominal, o aumento da gordura visceral é um péssimo negócio!

Professor, quer dizer que exercícios abdominais não servem pra nada? Vou continuar com essa barriga?
No caso de associar o exercício anaeróbico a perda da “barriga”, infelizmente sim, vai continuar. Como disse, o exercício vai contribuir de outra forma, fortalecendo, modelando, aumento o tônus muscular e etc., ajudando na redução da circunferência, que pode ser muito pequena, insignificante.  Mas as gorduras cutâneas e viscerais vão continuar lá! Perder as duas vão mostrar diferenças significantes! Pra isso, existem outras atividades, como os aeróbicos, que adoram “derreter” gordura! Antes de tudo, preciso “quebrar” essas células gordurosas, tanto da pele quanto das vísceras para o corpo poder converter em energia. E como isso acontece? Estimulando a produção de hormônios que fazem a quebra da gordura, a chamada lipólise. Adrenalina, glucagon, cortisol e GH são exemplos. A melhor maneira de estimular essa produção é fazendo atividades físicas, principalmente as aeróbicas! Quanto mais, melhor!

Lembrem-se sempre: dieta e exercício físico são receitas de sucesso!!!

Um abraço a todos!

Prof. Esp. Rodrigo Sacilotto


Nenhum comentário:

Postar um comentário