quarta-feira, 12 de junho de 2013

Mulheres, Homens e a maldita gordura na barriga!

Mulheres, Homens e a maldita gordura na barriga!

Sai daquiiiiiiiiiiii.....


Caros amigos fitlaborianos,

Véspera de feriado, amanhã será dia do trabalho, no meio da semana, mas muitas pessoas estarão colocando o pé na jaca, como já ouvi por ai! Não se preocupe, mas não faça disso um hábito, senão, senão...ai ai ai... vem aquela gordurinha na barriga, aquela que você quer tanto se livrar!
Mas não fique assim, hoje irei falar sobre ela, esta lazarenta, como falam aqui em Piracicaba! Se fosse no Rio de Janeiro, minha terra Natal, seria esta merda! kkkk

Desde os primórdios de nossa existência, armazenamos gordura corporal. As mulheres mais do que os homens, por causa do estrogênio. A gordura da barriga pode ser dividida em duas partes: a subcutânea e a intra abdominal.  A subcutânea é aquela que esta sob a pele. A intra abdominal é aquela que esta por trás da parede abdominal e entre os órgãos. Devemos saber esta diferença que é importante.

Vamos falar mais das mulheres, mas que serve também para os homens, em uma escala um pouco menor, por causa do estrogênio, mas que também acontece com eles. Muitas mulheres que possuem muita gordura subcutânea tendem a ter problemas com o cortisol. Conhece ele? O famoso hormônio do estresse. Este hormônio pode causar bastante problemas e gerar efeitos negativos no seu corpitcho.  É importante controlar a sua ingestão de açúcar ou carboidratos de alto índice glicêmico, sabe por que? Quanto maior a sua ingestão, maiores serão os picos de insulina, e maiores serão os picos de cortisol. Se fizer o contrário o efeito será reverso, menos açúcar, menos pico de insulina e menos pico de cortisol! Beleza?

Mulheres muito estressadas, e com muita gordura na barriga, sofrem pela falta de sono a noite. No final do dia, quando os níveis de cortisol deveriam ser mais baixos, pois você deveria estar se acalmando, do ponto de vista fisiológico,  estas pessoas possuem dificuldade de desacelerar, por causa dos ritmos impróprios de cortisol, pois estão elevados demais, aumentando a dificuldade de dormir e aumentando a retenção na barriga de gordura.

Tem mulheres que tem dificuldade de acordar cedo, e elas também tem problemas com o cortisol. Uma maneira de elas se sentirem bem é fazendo exercício pela manhã, como uma corrida. O treinamento aeróbico ajuda no controle das glândulas supra renais, e por isso, controlam melhor o cortisol, e sentem menos sono durante o dia e acabam controlando o sono melhor a noite. Se torna viciante, e conheço uma penca de pessoas assim! Com isso o ritmo do cortisol tende a voltar ao normal e por isso, pessoas que fazem exercício se sentem mais bem dispostas também.

Como se livrar da gordura subcutânea na barriga e controlar o cortisol
  • Melhore a qualidade e quantidade do seu sono
  • Elimine todas as fontes de estresse se possível
  • Comece a controlar o açúcar no seu sangue, coma melhor bons carboidratos, vindo de comidas sem serem processadas
  • Equilibre seu eletrólitos com sucos ou alimentos vindo de verduras, frutas e legumes
  • Faça exercício físico e de preferência a estímulos variados e intensos
  • Evite alimentos processados como biscoitos, farinha branca e pão. Prefira alimentos integrais ou mais próximos do natural
As pessoas ou mulheres que possuem mais gordura intra abdominal, tendem a ter mais inflamações. Com isso, aumentam a propensão a terem problemas digestivos ou problemas crônicos de saúde. A inflamação pode ser causada por diversos fatores como: insulina, toxicidade  dos alimentos, intolerâncias alimentares, ingestão de muito álcool e dieta desequilibrada. Notou que somos o que comemos né?
Tem uma estudo americano que diz que reduzindo-se os grãos  a não ser o arroz integral, melhora-se bastante a inflamação. Existem por ai vários testes alimentares, mas eliminando os principais fatores, você já pode ter um bom começo. Os alimentos que mais inflamam, acredite.... glúten, laticínios e ovos. Acreditou? É verdade!

Como se livrar da gordura intra abdominal na barriga e controlar o cortisol
  • Elimine o leite, glutén e ovos por 21 dias e veja como se sente
  • Coma muitos vegetais verdes
  • Coma muita fruta antioxidante alta
  • Peça para a sua nutri uma dieta antioxidantes e de desintoxicação
  • Tome suplementos antioxidantes, como vitaminas A.C e E ( isso não é Whey Protein e etc... (Obs: Faça uma avaliação com a nutri)
  • Faça exercícios intensos
  • Aumente as vitaminas B

Que tipo de resultado quer ter?
Sei que não é fácil fazer um monte de coisas que citei ai acima. Para alguns, isso já faz parte da rotina, para outros, será bem difícil  Tão importante quanto os exercícios e musculação, corrida etc... para uma barriga seca e livre de gordura, a dieta é primordial para que isso aconteça. Diz um ditado que o abdômen definido é construído na cozinha. Não se engane achando que fazendo 1000 abdominais por dia vai ter o tanquinho. Se algum professor falar ao contrário, estará te enganando.

Se você quer alcançar este abdômen livre de gordurinhas, com uma boa orientação de exercícios  e métodos eficazes de treinamento, pode nos procurar. Me mande um email rogerio@fitlabore.com.br ou me adicione no facebook (ROGERIO CARDOSO DE BARROS). Já ajudei algumas pessoas neste quesito, tenho vários alunos no qual ajudo neste sentido, mas lembre-se, não adianta nada eu colocar o melhor método do mundo, com as pesquisas mais recentes, se não fizer o dever de casa. Terei o maior prazer em lhe ajudar!

Comprometidos com o seu sucesso!

Prof. Esp. Rogério Cardoso
Cref:91020 G/SP
Especialista em Treinamento Desportivo, Geriatria e Gerontologia e Saúde

Receita de Hoje

Galera, peguei esta receita com um amigo meu do Rio de Janeiro, que faz Corrida de Aventura e cansado de gastar maior grana com barras de cereais nas corridas, decidiu fazer esta aqui e falou que é bem legal. Ainda não fiz, mas quem fizer, me diga ai o que achou! E é natureba!



Ingredientes:


1 xícara de gergelim integral branco
1 xícara de fibra de trigo integral fina (farelo)
1 xícara de flocos de centeio integral (pré-cozidos)
1 xícara de passas de uva passa preta sem semente
1 xícara de castanha de caju torrada, salgada e picada
2 xícara de aveia integral em flocos finos
2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de água
1 xícara de melado de cana


Modo de preparo:

Ferva a água, açúcar e o mel até obter ponto de fio. Coloque por cima dos ingredientes secos, misture, coloque em uma forma, abra e coloque em um plástico, molde, retire o plástico e corte as barrinhas. Embale em papel celofane.
Rendimento: 30 barras tamanho padrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário