quarta-feira, 12 de junho de 2013

A verdade sobre correr descalço, ou com tênis baixo!

A verdade sobre correr descalço, ou com tênis baixo!

Cuidado com os que o pseudosábios dizem.....


Caros amigos fitlaborianos,

Tudo bem? Espero que sim! Hoje irei falar de um tema um tanto polêmico. Para mim nem tanto, para alguns sim, para outros uma balela.
O misticismo por trás dos tênis minimalistas ou correr descalço. Já ouviu falar disso? Para quem esta inserido no mundo da corrida há algum tempo, acho que já.
Muito disso surgiu de um cara chamado Christopher Mcdougall com o seu livroNascido para correr, no qual ele defende que os tênis existem há pouco tempo, e desde os primórdios da nossa existência andávamos descalços ou corríamos descalços.Diante disso, através de bem poucas pesquisas, ou pouquíssimas para falar bem a verdade, quase irrelevantes, e com erros de metodologia, (para quem esta na área acadêmica),fala-se que correr descalço reduz o risco de lesões e de até reverter as lesões instaladas.

Bom, relutei um pouco em escrever este artigo, mas muitos alunos meus já perguntaram ou ainda perguntam sobre isso, então vamos lá.

Eu sou professor de educação física  sou pago pelos meus alunos e clientes para passar o treinamento de forma que as informações os levem a melhora do seu objetivo sejam eles quais forem, e reduzindo o índice de lesões. E acredite, tem gente ainda que nem é educador físico, fisioterapeuta ou médico  vendendo cursos ou palestras defendendo o uso deste tênis ou modelo de corrida, por terem servido para ele, ou serem patrocinados por tal marca. O tal capitalismo: do mal? Talvez! Eu me baseio em pesquisas, pois para qualquer coisa que for fazer como por exemplo, tomar um remédio para um colesterol ou diabetes, os remédios foram baseados em pesquisa e não em achismo.

Recentemente, saiu mais uma pesquisa, além destas aqui (Giulliani j, Masini B, Alitz C, Owens BD. Barefoot-simulating footwear associated with metatarsal stress injury in 2 runners Orthopedics, 2011 jul7;34(7):e320-3
Robbins S, Waked E. Hazard of deceptive advertising of athletic footwear. Br J Sports Med. 1997 December; 31(4): 299–303.
Robbins S, Gouw GJ, McClaran J, Waked E. Protective sensation of the plantar aspect of the foot. Foot Ankle. 1993 Jul-Aug;14(6):347-52.
), para quem gosta de realmente estudar a fundo, no periódico Medicine and Science of sports medicine, publicado no dia 22 de Fevereiro de 2013, (saindo do forno), no qual o pesquisador fez um estudo entre corredores, e fez a transição para os minimalistas de acordo com o protocolo recomendado pela empresa líder neste segmento, a Vibram, ou seja, evoluindo gradativamente, e não na loucura. Resumindo, a corrida descalça foi evoluindo progressivamente.  Usaram ressonância magnética para analisar as lesões antes e depois deste tempo correndo descalço, e logicamente, tinha um outro grupo, que corriam com tênis recomendados para o seu tipo de pisada. Bom, resumindo novamente, pois quem quiser maiores detalhes, entre na pesquisa acima que está em inglês, do grupo que correu com os minimalistas, mais da metade  já apresentavam sinais de lesões ósseas em seus pés.

Bom, parabéns para os defensores dos minimalistas! Parabéns? Bom, os caras teimam ainda apesar de terem usado o protocolo da vibram, apesar das inúmeras pesquisas, apesar disso, daquilo, no cometa Halley que passou pela terra em 1986, da conjunção astral da estrela urso maior com a planeta jupiter e etc... que  os minimalistas são melhores. Fico pensando, no que eles se baseiam? Espero do fundo do coração que eles não se baseiem nisso quando estiverem doentes, precisando de algum remédio para alguma mal que possam vir a ter. Pois  com certeza, irão ao médico, assim como quando estão lesionados, vão ao Doutor e  perguntam qual o anti-inflamatório mais bombástico e eficaz para tal dor que sentem e que querem voltar a correr logo, apesar da besteira que fizeram.

No que eu acredito
Eu recomendo à você minha aluna/o, meu amigo, meu seguidor, que escolha sempre o tênis adequado para o seu tipo de pisada. E vale a pena investir sim na maioria dos casos, em tênis bons e caros. Este negócio de minimalista é para poucos, bem poucos mesmo. Vamos lá, se formos pegar 100 pessoas, e colocar as 100 para correr descalços, 3 a 4 irão se adaptar bem, o resto vai se lesionar, isso, usando os protocolos que os caras pedem para usar. Acredito nos minimalistas? Sim, se um dia for malhar, vá de vibram, você irá trabalhar melhor sua propriocepção na própria musculação ou nos exercícios e irá fortalecer também os músculos intrínsecos do pé. Se for correr na praia, é ótimo!  Vá na areia e use os minimalistas. Agora, correr no asfalto, não recomendo! E para isso me baseio em pesquisas, e você que acredita, se baseia em quê?

Minha esposa é advogada e ele fala que contra fatos não há argumentos. Até agora não achei nenhum que defenda os minimalistas para a corrida. Pior ainda para quem é pesado. Quem sabe daqui a um tempo!?!? Espero que não chegue o fim do mundo antes!

Se você procura uma orientação baseada em evidências, sem achismo ou modismo,p osso lhe ajudar a diminuir o risco de lesões. Entenda que lesão faz parte do esporte e da sua vida.Você pode sair e se lesionar pegando uma bolsa atrás do carro ou torcendo o pé na calçada, mas você pode minimizá-la se for bem orientada. Me mande um email: rogerio@fitlabore.com.br, ou me adicione no facebook Rogério Cardoso de Barros. Entre para a FIT LABORE, contrate uma planilha de treinamento. Invista em sua saúde. Terei o maior prazer em lhe ajudar!

Comprometido com o seu sucesso!

Prof. Esp. Rogério Cardoso


Receita de Hoje
Minha nutri Marcela Mello, recomenda sempre abacate para mim. Acho muito ruim no seco, então fiz algumas alterações, para que eu possa comer esta fruta cheia de gorduras boas, mas de forma gostosa e apetitosa! Vale a pena, deste jeito vai!


Vitamina refrescante
> 1/2 xic (chá) de suco de caju concentrado
> Suco de limão
> 1/2 abacate maduro
> 500ml de água gelada
Bata todos os ingredientes no liquidificar e sirva gelado. Rende 4 porções.
Abraços e até a próxima!
:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário