terça-feira, 2 de abril de 2013

E o treinamento intervalado queima mais gordura mesmo? Será?



Caros amigos fitlaborianos,

Depois de meu ultimo artigo, alguns clientes meus vieram com o seguinte questionamento: "Rogério, preciso fazer o treinamento intervalado para perder gordura? Cansa tanto! Tenho que morrer nos treinos para queimar a maldita na minha barriga?".

Nãoooooooo, logico que não! Primeiro que a ideia do treinamento intervalado é que você faça pequenos estímulos intensos com descansos. Por exemplo, isso varia de caso a caso. Um cliente meu que esteja iniciando nos treinos, e eu sempre pego bastante iniciantes, pela característica da FIT LABORE, um simples trote na mesma velocidade da caminhada durante 2' já pode ser encarado como um treinamento intervalado, pois vai aumentar a frequência cardíaca e em alguns casos a pessoa cansa só de estar trotando desta forma. Parece pouco mais não é!
Outro caso seria para quem já corre, realizar 5x4' intenso ou seja em um ritmo bem acima do normal de trote dela com o devido descanso.Com isso ela estaria trabalhando o corpo acima do seu ritmo confortável.

Mas como isso pode influência  a queima de gordura?
Para lhe explicar um pouco melhor, neste tipo de treino, o corpo usa o sistema anaeróbio em alta intensidade ( quando falta oxigênio, quando cansa) e o sistema aeróbio durante os intervalos de descanso (quando você recupera). Isso faz com que o corpo trabalhe em um ritmo acima do normal para ele, e com isso, usa o que esta armazenado nos músculos  Deus quando fez o corpo, fez com perfeição, ate para nós corredores, então desta forma o corpo na atividade anaeróbica usa esta energia dos músculos  trabalhando sem oxigênio e produz o famoso acido lático, ( a sensação de queimar os músculos . Na atividade aeróbica o corpo utiliza o oxigênio para converter os carboidratos e gordurinhas armazenados na energia necessária para fazer a atividade física. TaRammmm!!! O corpo desta forma trabalha com eficiência.
O treinamento intervalado aumenta também os capilares sanguíneos  fazendo com que ele se torne mais forte para realizar a atividade levando mais oxigênio para os músculos  Com isso, se desenvolve uma maior tolerância ao ácido lático. Por isso as pessoas conseguem também, depois de um tempo correr em velocidades maiores.
O treinamento intervalado é feito de repetições, e desta forma, o corpo vai criando uma resposta melhor tanto para o sistema cardiovascular como ósseo  evitando assim a lesão. Diferente daquele maluco que sai na porrada todo o dia querendo melhorar seu tempo.

O Melhor de tudo

O melhor de tudo é que o treinamento intervalado queima mais calorias do que um treinamento continuo.Exitem estudos que mostram que o metabolismo fica mais alto nas próximas 48 horas após a sua corrida, ou seja, queimando gorduras. É o chamado aumento do consumo de oxigênio Pós esforço, e é ai que a gordura vai embora. Este tipo de treinamento, reduz o gordura corporal e aumenta a sua massa magra, pois o corpo tem que se adaptar ao esforço não é mesmo?

Então quando alguém falar que você tem que fazer, não tem, mas deveria. E de forma correta, por causa de todos estes benefícios que citei acima. Treinamento intervalado não é para a morte ( como dizem aqui em Piracicaba), mas você pode trabalhar em um ritmo um pouco acima do confortável que já estará trabalhando as melhorias citadas.

Agora, muito cuidado, sempre procure uma orientação de um especialista, se possível em corrida para isso. Não é para sair correndo, pois as chances de se lesionar são maiores se feito de forma inadequada. Se precisar de ajuda, conte comigo, me mande um email rogerio@fitlabore.com.br ou procure no facebook ROGERIO CARDOSO DE BARROS OU FIT LABORE ASSESSORIA ESPORTIVA. Terei o maior prazer em lhe ajudar.

Até a próxima terça com mais um artigo! Se tiverem alguma dúvida, enviem, terei o maior prazer em responder!

Comprometidos com o seu sucesso!

Prof. Esp. Rogério Cardoso


Receita da semana

Galera, recebi a receita da minha aluna Laura, que também viu em um blog de uma amiga dela, www.runningmammy.blogspot.com.br ou Blog da Debs um termogênico natural. Como alguns sabem não sou nutricionista, mas sou contra estas merdas que suplementos que indicam que pode gerar problemas de coração, câncer e etc... Mas esta receita parece estar bem legal, e foi recomendada por uma nutricionista! Vale a pena usar antes da corrida ou malhação!

Boa sorte! Fácil e muito boa! Provei ontem!

Um comentário:

  1. Oi Rogério posso fazer a corrida intervalada todos os dias. Ja sou intermediária na corrida bjos

    ResponderExcluir