segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aplicativos monitoram exercício físico




Apps para celular possibilitam avaliar gasto calórico, batimento cardíaco e percurso em diversas modalidades esportivas

Fonte: JC Online

Já se foi o tempo em que a imagem de usuários de tecnologia estava relacionada a de geeks sedentários comendo hambúrguer na frente do computador. Hoje, hype mesmo é utilizar as ferramentas tecnológicas para combater o sedentarismo. Não importa a modalidade desportiva escolhida: corrida, natação, ciclismo, patinação ou mesmo esqui. Para cada atividade, há um aplicativo disponível que ajuda o candidato a atleta a atingir seu objetivo, seja perder peso, seja monitorar o batimento cardíaco. Os mais sociáveis ainda podem fazer amigos e compartilhar tudo pelas redes sociais.
É o que faz o consultor de tecnologia Ubirajara Faustino. Ele não desgruda do aplicativo RunKeeper na hora da corrida. E pense numa disposição. São entre 8 e 10 quilômetros diários, cinco vezes por semana. Às vezes no Parque da Jaqueira, outras no Sítio da Trindade, na Zona Norte do Recife. “Sempre gostei de fazer caminhada, mas não tinha controle sobre o exercício. Só contava as voltas que tinha dado na Jaqueira e depois dividia pelo tempo”, relembra.
Com o aplicativo, o esportista agora pode gravar todo o percurso que realiza. “A partir do momento que saio, ligo o RunKeeper e já dou o status do exercício”, comenta. O software usa a tecnologia GPS para gravar atividades físicas, inclusive as que não foram realizadas com o aparelho celular em mãos. É possível cadastrar a distância do percurso, o tempo, a velocidade média, quantas calorias foram queimadas e a trajetória.
Depois que o exercício é realizado, as informações são sincronizadas com o site do RunKeeper (www.runkeeper.com), onde os amigos do usuário, no site chamado de Street teammates, podem ter acesso ao histórico das atividades – e até dos quilinhos e gordura corporal perdidos pelo internauta. 
Se o objetivo for monitorar os batimentos cardíacos, também há acessórios que fazem a medição. “Tenho uma cinta que conecta por bluetooh. Se o batimento estiver alterado, posso diminuir a intensidade”, conta Ubirajara.
Outro que também acompanha os batimentos é o economista Henrique Moura, 33. Durante a corrida, ele dá uma paradinha, coloca o dedo na câmera do iPhone e verifica a frequência do seu coração. “É tudo programado. Coloco a idade e o aplicativo diz a frequência que seria ideal”, comenta.
Além do RunKeeper, o CardioTrainer também permite acompanhar com detalhes os treinos. Se ainda não tiver gostado dos dois anteriores, outra opção é o SportyPal, que também possui função de acompanhamento cardíaco. Apesar dessa ferramenta só estar disponível na versão PRO, a gratuita possibilita ao usuário analisar a trajetória percorrida, velocidade, tempo e calorias queimadas. 
E se a vibe é pedalar, o Run GPS Trainer é mais do que recomendado. Além das usuais ferramentas de medição de tempo, velocidade e distância, é possível fazer o download de mapas e comparar resultados com outros ciclistas da mesma área. O programa está disponível em português.
Opção ainda é o Runtastic. O software permite logar-se utilizando o perfil do Facebook. É possível consultar histórico de atividades e visualizar estatísticas dos treinos. Se o objetivo for a competição com os amigos, o Endomondo Sports Tracker também tem essa função, possibilitando determinar metas e observar as atividades feitas por outras pessoas.

Um comentário: