quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO




DIA MUNDIAL DE COMBATE AO FUMO

Texto: Assessoria de Imprensa da FIT LABORE ASSESSORIA ESPORTIVA

Corrida Ajuda Fumante Abandonar Vício

Com uma orientação correta o fumante pode abandonar o vício e se tornar uma pessoa saudável com a ajuda da corrida. No início, apenas com o trabalho de caminhada, já é possível, segundo o educador físico Rogério Cardoso, da Fitlabore Assessoria Esportiva, de Piracicaba, melhorar o funcionamento do corpo com benefícios até psicológicos, que contribuem na luta contra o tabaco. “A força de vontade é o primeiro passo, mas não é suficiente para fazer o fumante abandonar de vez o vício. Faço trabalho de assessoria com pessoas que querem parar de fumar e buscam ajuda na corrida e exercícios físicos”, orienta.
Segundo reportagem do Jornal de Piracicaba, o piracicabano deve gastar só neste ano mais de R$ 39 milhões na compra de cigarro, segundo pesquisa da empresa IPC Marketing e Consultoria. Apesar do montante, a perda financeira nem se compara ao danos provocados à saúde do fumante. “A Fit Labore tem uma equipe de profissionais que atuam juntos para atingir os objetivos do cliente. Uma cardiologista ajuda o esportista nesta árdua tarefa de eliminar de vez o vício em nicotina. Com esse começo bem assessorado, as chances da pessoa concluir sua meta chegam a 100%”, diz Rogério.
Além disso, o professor comenta que Piracicaba é uma cidade privilegiada pela grande quantidade de parques e lugares arborizados para a prática da caminhada e corrida. Sem custo algum, apenas com um tênis nos pés, a pessoa pode sair para passear e aos poucos eliminar o vício. “Eu posso garantir que quem começa não consegue parar. Ex-fumantes se tornaram hoje viciados, mas em corrida, em saúde em qualidade de vida. Salvo algumas restrições, todos podem caminhar e correr. Para dar a largada basta começar a imaginar que em apenas quinze minutos, a pessoa já vai se sentir melhor, mais feliz. E tudo isso influi diretamente em seu trabalho e relacionamento com a família e amigos”.
Para combater o fumo, o Governo tem colocado em prática medidas que segregam cada vez mais os fumantes, como por exemplo, a proibição de fumar em estabelecimentos até mesmo parcialmente cobertos e a última decisão, em março, onde a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu proibir a adição de substâncias que dão sabor e aroma aos cigarros e outros produtos derivados do tabaco, como os mentolados e os de sabor cravo, chocolate e morango. “Já vi casos surpreendentes de pessoas que pararam de fumar depois de começar a correr. Basta um empurrãozinho da própria consciência”, comentou Rogério.

Fit Labore – www.fitlabore.com.br
Piracicaba
Professor Rogério Cardoso – (19) 9344-4935rogério@fitlabore.com.br
Rogério Cardoso é educador físico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho e pós-graduado em Geriatria e Gerontologia pela UNATI/UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário