terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Novo hormônio pode ser usado para tratamento contra obesidade


Fonte:revistafator.com.br

Uma descoberta da Harvard Medical School e do Instituto do Câncer Dana Farber, em Boston (EUA), pode ajudar no combate à obesidade e a doenças decorrentes dela, como diabetes e problemas cardíacos. Especialistas identificaram o hormônio irisin, que é acionado durante os exercícios físicos e que pode gerar uma força que queima gordura. O hormônio foi testado em roedores que, quando alimentados com uma dieta rica em gordura recebendo o novo hormônio, queimaram mais energia e apresentaram o menor peso corporal se comparados com roedores que utilizaram placebo.

De acordo com os pesquisadores, o hormônio é uma substância natural produzida durante os exercícios físicos que tem um claro potencial terapêutico. Segundo Fabiano Sandrini, endocrinologista do laboratório Sérgio Franco, a pesquisa constata a importância dos exercícios físicos para o corpo humano. “O estudo revelou mais um bom motivo para praticar esportes e fazer atividades físicas, que podem estar diretamente relacionados a mudanças benéficas no corpo, que previnem e ajudam na cura de doenças”, declara.

O PhD em Endocrinologia afirma que a descoberta é de grande importância devido ao fato de explicar porque o exercício físico é bom para a saúde. No entanto, de acordo com Sandrini, é uma pesquisa que ainda não comprova uma ligação concreta do hormônio com a redução da obesidade. “E este estudo inicial em animais, além de poder não vir a comprovar a hipótese de redução de obesidade, também não tem nenhum previsão de uma possível aplicação em humanos. Ou seja, ainda é só uma promessa, por mais relevante que a descoberta tenha sido”, diz.

Sandrini explica que o tecido adiposo é formado por gordura branca, que reúne energia no organismo, e gordura marrom, que pode ajudar na queima de calorias quando se provoca calor no corpo. “Na recente pesquisa norte-americana, os especialistas introduziram o novo hormônio nas células de gordura branca dos roedores, que se tornaram células de gordura marrom capazes de queimar calorias para provocar calor corporal”, explica. O PhD em Endocrinologia ainda diz que a gordura marrom também é chamada de boa e sua principal função é sustentar a temperatura corporal.

Sandrini alerta que o hormônio deve ser aliado a uma boa alimentação e atividades físicas regulares. “Um estudo feito pela Universidade de Illinois (EUA) revela que somente os exercícios podem reduzir o teor de gordura no organismo e, quando aliados a uma boa dieta, os resultados são ainda melhores”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário