segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Conheça as atividades físicas recomendadas durante a gravidez



Fonte: Saiba Tudo.com.br

Gravidez não precisa significar que você esteja vedada a prática de exercícios físicos – a não ser que seja uma recomendação médica – no entanto, na hora de escolher qual a melhor meio para se exercitar é que bate aquela dúvida.. são tantas opções? Qual a melhor para você??

Descubra agora os melhores esportes para gestação, consulte seu médico, e saiba quais as melhores dicas para você ter um controle de peso ideal, e uma gestação mais saudável!

Caminhadas

Caminhar é sempre saudável e revigorante e, com passadas firmes e regulares, os benefícios para você e seu bebê serão muitos e imensos! Fique atenta à sua postura e respiração: com caminhadas, você pode desenvolver uma boa resistência aeróbica, isto é, um bom equilíbrio entre o consumo e a absorção de oxigênio em seu organismo.

Observe bem o tipo de calçado utilizado (tênis baixo, de preferência) e olhe sempre por onde anda para não cair, tropeçando em pedras, buracos ou desníveis do calçamento. que a caminhada seja eficiente, caminhe três vezes por semana em dias intercalados e por um período de 30 minutos no mínimo, mas não o faça logo após as refeições e nem se exceda se estiver fazendo muito calor.

Natação

Nade fazendo atividades simples na água, não utilize o estilo borboleta, não dê mergulhos da borda da piscina e muito menos do trampolim.Se você já realiza esta atividade há algum tempo, tenha cuidado: faça tudo com moderação!

Hidroginástica

Também é muito bom e gostoso. O corpo na água torna-se mais leve, ficando livre dos impactos e da força da gravidade. É um excelente exercício para desenvolver o tônus muscular e há academias que realizam este trabalho com gestantes.

Música e dança

Ouvir boa música é bom para o bebê e movimentos suaves também. Então, se você gosta de dançar, divirta-se e se mova ritmicamente, mas sempre com moderação! RPG (Reeducação Postural Global)

RPG

A RPG tem como base a manutenção da boa postura durante a gravidez, tanto na gestação quanto no período pós-parto. São atividades baseadas no alongamento muscular e na respiração, as quais sempre deverão ser realizadas junto com um fisioterapeuta.

Como medir a pulsação

É muito importante você monitorar o nível de pulsação cardíaca durante cada exercício, pois durante toda a gestação você não deve superar os 130 batimentos por minuto por mais de dez minutos seguidos.

Assim, a cada vez em que você se sentir ofegante ou cansada, meça sua pulsação. E você pode fazer isto de duas maneiras diferentes;

:: A mais tradicional é usar o dedo médio para contar os batimentos cardíacos nos vasos sanguíneos do pulso, bem na junção da base do polegar com o punho (mas nunca use para isto o seu dedo polegar, pois a artéria que corre dentro dele pode atrapalhar a sua percepção e contagem da pulsação; use os outros dedos da mão).

:: Outra maneira é medir a pulsação do sangue no pescoço. Para isto, apóie suavemente o dedo médio de sua mão direita na ponta de fora da sobrancelha esquerda, faça escorregar este dedo para baixo na mesma linha até o pescoço, um pouco abaixo do osso maxilar. Aí pulsa um importante vaso sangüineo que indicará com clareza para você a freqüência de seus batimentos cardíacos.

Você deverá contar o número de batidas que o coração dá durante um minuto (ou o número de batidas durante quinze segundos, para depois multiplicar por quatro e ter o total aproximado de um minuto).

E qualquer dúvida que você tiver a este respeito, sempre peça orientação ao seu médico.

Um comentário: