segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Caminhar na praia pode não ser inofensivo. Veja os riscos e os cuidados




Fonte: Gazeta Online

No verão, muita gente aproveita para caminhar na beira da praia, mas muita gente ignora os riscos, que são quase nulos, mas existem, como em qualquer outra atividade. Segundo o ortopedista Miguel Saad, uma possibilidade são as lesões. Na prática os riscos aparecem se a pessoa fizer a caminhada sem seguir as recomendações básicas, sem procurar ajuda médica ou se exagerar no ritmo da atividade.

"Muitas pessoas deixam para começar a fazer a atividade física no verão e, dependendo de como a caminhada for feita, pode resultar em lesões musculares, como distensões e dores musculares. Muita gente que vejo nos calçadões caminham despreparadas, usam tênis inadequado que dá sobrecarga nas articulações e coluna".

Quem acha que caminhar na areia é mais seguro deve tomar muito cuidado. O especialista orienta os "esportistas de verão" devem ficar longe dela. "A areia é irregular e inclinada, podendo sobrecarregar mais as articulações e ligamentos. A caminhada na areia só é indicada para quem já tem preparo físico e pratica exercícios há muito tempo".

A dica do médico para os andarilhos é usar roupas adequadas e de cores claras. Além disso, antes e depois de uma caminhada a pessoa deve se alongar.

Atenção

Os cuidados começam antes do início da atividade. Antes de andar, a pessoa deve fazer alongamentos, para evitar lesões. O aquecimento prévio é importante porque vai sinalizar para o corpo que irá começar uma atividade física.

Ingerir líquidos antes e depois da caminhada é importante para evitar a desidratação.

O praticante nunca deve caminhar em jejum, mas é importante optar por alimentos leves como frutas e vitaminas.

O indicado é que a caminhada seja feita 30 minutos por dia, de três a cinco vezes por semana. Para os iniciantes é recomendado alternar um dia de descanso com um dia de exercício. O ritmo deve começar mais lento e ir aumentando progressivamente.

Use tênis adequado para caminhadas e corridas, que tenham amortecedores para diminuir o impacto no joelho e coluna.

A orientação médica é importante, principalmente se o praticante não souber como começar.

Os especialistas recomendam que o período vespertino, ao final da tarde, é o melhor para a prática da caminhada, principalmente para aquelas pessoas que possuem doenças cardíacas, são diabéticas ou hipertensas.

A pessoa que está caminhando deve permanecer ereta, com o abdome contraído, braços descontraídos e com movimentos rítmicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário