segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dormindo melhor!!!



Há um tempo atrás, alguma pessoas pediram para mim, como elas podem potencializar o efeito do sono, afinal todos nós temos que descansar, e já que tem que descansar, o que poderia ser feito para dormir mais cedo e ter um sono melhor. Um estudo que saiu na veja, mostra que as mudanças de hábitos, como em qualquer coisa, ajuda no combate a insônia e a livrar as pessoas dos medicamentos e ter um sono melhor! Estão aqui as dicas compiladas tanto deste estudo como de outros estudos:

 1- Tente dormir e acordar sempre no mesmo horário, inclusive nos fins de semana - A pontualidade é importante para manter o ritmo do relógio biológico.
2- Não use tablets, celular e nem veja TV - Ao controlar estes estímulos o insone associa o quarto ao sono.
3- Evite tirar sonecas durante o dia - Apesar de polêmico, pois tem estudos que mostram que a siesta é boa também para a produtividade, o cochilo desregula e desequilibra o relógio biológico e quebra o ciclo de sono e vigília.
4- Tenha uma quarto aconchegante - Um ambiente silencioso, na temperatura adequada e escuro favorece a liberação de melatonina, o hormonio do sono.
5- Não pratique atividades fisicas ao dormir- Apesar de tambem ser polêmico, pois para isso, depende da intensidade, e tambem do custo beneficio, pois a atividade fisica durante a noite libera endorfina e adrenalina que é um estimulante cerebral.
6- Não fique rolando na cama à espera do sono- Ficar tentando dormir, é um ótimo despertador segundo os médicos. Tente por no maximo 30 min.
7- Não cosuma bebidas alcolicas - Você só deve consumir até no maximo 6 horas antes de deitar. O alcool é um bom indutor de sono, mas o descanso ocasionado por ele é de má qualidade.
8- Não deixe nenhum relógio a mostra - O relógio pode te deixar ansioso, pois ao olhar as horas e ver que esta tarde te deixará alerta.
9-Deixar o seu pescoço na altura neutra- Muitas pessoas usam ou o travesseiro baixo ou alto demais. O ideal é dormir de lado e deixá-lo na altura normal do pescoço!
10-Reserve cama só para dormir ou sexo- Estudar na cama, ler, assistir TV isso altera o seu sono e descanso.
11- Corte a cafeína- Tomar coca-cola, café e chás estimulantes como o chá verde, te deixará mais desperto. Exite tomá-los a noite.
12-Pratique o exercício cedo- Pesquisam indicam que o exercício cedo melhora sua qualidade do sono sendo bem melhor que ao realiza-lo à noite.
13- Evite alimentos pesados a noite- Isso fará com que aumente o trabalho do corpo para a digestão. Prefira alimentos leves e de fácil digestão.
14- Diminua as luzes perto da hora de dormir- Se puder usar este recurso, 3 horas antes de dormir, evite deixar as luzes acesas, e vá reduzindo a luminosidade aos poucos.
15- Cama só para você- Evite deitar com filhos ou animais de estimação na cama. O jeito deles dormirem podem alterar o seu sono. Básico isso né?
16- Faça do dormir um ritual- Ouvir uma musica calma, que possa fazer você pensar no seu dia, ler um livro calmo, meditar, segundo pesquisas, podem fazer com que durma mais rápido.

Seguindo estas dicas pessoal, talvez melhore o seu jeito de dormir melhor e com melhor qualidade. Grande abraço à todos! Rogério Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário