domingo, 26 de junho de 2011

Ser magro nem sempre quer dizer ser melhor condicionado!




Fonte:nytimes.com
Traduzido pelo google e adaptado.

Em seu novo livro, "Corrida conta o peso: Como você pode ficar mais magro para o melhor desempenho", Matt Fitzgerald, um nutricionista esportivo, escreve sobre uma experiência incrível em execução. Ele trabalhou no seu estudo em um tipo especial de esteira anti-gravidade, o AlterG, que usa uma almofada de ar para levantar o corpo, permitindo que você efetivamente possa diminuir o peso corporal quando for correr.

Sr. Fitzgerald começou na esteira correndo sem ajuda da máquina. Então ele correu com ela ajustados para levantá-lo apenas o suficiente para que ele pudesse estar 10 por cento mais leve.

"Senti como se eu havia me tornado 10 por cento mais leve", escreve ele. Correndo em seu ritmo normal de repente estava "totalmente sem esforço", observa ele, acrescentando que "parecia correr normal, apenas muito melhor."

Fisiologistas do exercício concordam que, seu esporte é particularmente afetado pela força da gravidade - quando você faz: esqui cross-country, andar de bicicleta morro acima - você é penalizado por excesso de peso. Com isso tem-se algumas perguntas: Qual é o peso ideal para o seu esporte? E quanto de diferença vai fazer se você realmente conseguir isso?

Houve poucos testes diretos do efeito do peso corporal, disse Hirofumi Tanaka, um fisiologista do exercício na Universidade do Texas em Austin. A maioria deles foram feitos na década de 1970 e sujeitos envolvidos que foram convidados a correr com pesos em suas costas ou tornozelos. Com certeza, o mais pesado, como os testes mostraram, mais força e mais dificil de se trabalhar para ser executado em uma determinada velocidade.

Mas a forma como os corredores correm não foram afetados pelo peso extra, Dr. Tanaka disse. Isso significa que você provavelmente correria da mesma forma se estivesse mais pesado. Mas seria muito mais difícil de correr no seu ritmo habitual, e você ia acabar correndo mais devagar.

A formula é menos clara. Beth Parker, diretora de fisiologia do exercício de pesquisa no Hospital Hartford, em Connecticut, disse que, para os corredores, a regra geral é que uma redução de 1 por cento em peso leva a um aumento de 1 por cento no desempenho.

Então, porque não basta ser tão leve quanto você pode ser?

O problema é que todos têm um ponto em que a perda de peso realmente faz o seu pior desempenho, disse o Dr. Mark Tarnopolsky, pesquisador de metabolismo muscular e fisiologista da Universidade McMaster, em Ontário. Tarnopolsky, que é um atleta no ranking nacional de triatlo no inverno, corrida de aventura e esqui de orientação, disse que as pessoas variam tanto que não existe uma fórmula para descobrir o peso ideal.

Quando Tarnopolsky estava na faculdade, viu o delicado equilíbrio entre perder apenas o suficiente e muito de peso. Ele e seus amigos de experimento, fizeram uma pesquisa onde deveriam perder ou ganhar alguns quilos e testar seus VO2, max uma medida da capacidade do corpo para obter oxigênio para os músculos durante o exercício. Em teoria, menos você pesa, maior será o seu VO2 max deve ser, em relação ao peso corporal.

Tarnopolsky disse que ele conseguiu o seu melhor VO2 max - 86 mililitros de oxigênio por quilo de peso corporal - quando pesava 156 libras. "Como todo mundo, eu disse: 'Talvez se eu largar um pouco de gordura do corpo, ela irá mais alto'", disse Tarnopolsky. Assim, ele tem o seu peso para baixo a 152 libras. Mas para sua surpresa, seu VO2 max diminuiu, a 82.

A razão provável, disse ele, era que ele tinha chegado a um ponto onde seu corpo começou a queimar sua própria proteína do músculo para o combustível. Ele estava mais fraco, e seu desempenho foi pior, mesmo porque ele pesava menos.

"Você pode ver na máquina o VO2 e seu corpo sabe e esta certo", disse Tarnopolsky. "Você se sentirá cansado, velho, letárgico quando você tentar conduzir o seu peso para baixo".

Muitas vezes, a única maneira de saber o seu peso ideal é por tentativa e erro.

Meu treinador , Tom Fleming, um ex-corredor de elite que venceu a Maratona de Nova York duas vezes, em 1973 e 1975, disse que ele sempre diz aos seus atletas competitivos "que o peso ideal é o peso que você está no dia que fez o seu melhor tempo ", referindo-se ao tempo que você atingir o seu melhor pessoal.

"Seu corpo vai te dizer" com relação ao seu peso ideal, disse ele, e quando você está lá ", você vai se sentir com mais raça e rápido."

Datã Ritzenhein, um americano que é um dos corredores mais importantes do mundo, usou um sistema semelhante. Mr. Ritzenhein, que quebrou o recorde nacional no ano passado em uma corrida de 5.000 metros e que, no nono lugar, foi o finisher top americano na maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, disse que levou cerca de 12 anos de tentativa e erro para aprender melhor o seu peso de corrida. Ele descobriu que no ano passado, seu ano de melhores corridas da sua vida: 121 ou £ 122.

Que o peso não é natural para ele, ele disse. Se ele parar de treinar, ele teria peso cerca de 127 ou 128 libras, e quando ele está treinando, mas não tentar controlar seu peso, ele é cerca de 124 ou 125. Seu objetivo é tentar estar em seu peso perfeito de corrida alguns dias antes de um grande evento, perdendo cerca de um quilo por semana nas semanas anteriores para chegar lá.

Ele aprendeu, disse ele, que se ele tentar perder peso muito rápido ou se ele continuar a perder peso até o seu dia de corrida, ele não tem a energia que ele precisa para o seu melhor desempenho. E se ele tenta perder peso muito rápido, seu treinamento não rende.

"É uma linha tênue" entre perder apenas o suficiente e certo e perder muito rapido, disse ele.

Outros atletas dizem que aprenderam através de experimentos semelhantes.

Andre Agassi , o tenista e seu treinador de longa data, Gil Reyes, descobriram através da experiência que o melhor peso do Sr. Agassi foi entre 178 e 182 libras.

"Nós viemos acima com um número, mas não procurou um número," Sr. Reyes explicou em uma recente entrevista por telefone. "Foi tudo sobre como ele se sentia forte e em forma."

O tênis é diferente de corrida de longa distância, o Sr. Reyes observou. Atletas como o Sr. Agassi nunca sabe se eles vão estar jogando para uma ou cinco horas, e eles têm que estar prontos para todas as possibilidades.

Antes de se aposentar do tênis, o Sr. Agassi, às vezes, ganhava peso e depois parava de comer, tentando perder as libras rápidamente. Mr. Reyes desanimado explica; "Eu disse-lhe: 'Por que você sente que tem que parar de comer para perder peso?'", Lembrou. "'E se você fosse comer 10 a 15 por cento mais, mas sua capacidade de jogo fosse 40 por cento mais?' "

Ciclistas em corridas de endurance como o Tour de France também têm o problema de manter sua força, mas para eles um pouco de peso extra pode fazer a diferença entre ganhar e perder nos dias em que a corrida tem montes íngremes ou montanhas.

"Eu sabia, por experiência e os resultados que eu tinha um peso ideal - ou o que eu pensei que era ideal", disse Andy Hampsten, um ex-ciclista Tour de France e o único americano a vencer o Giro D'Italia, em 1988. "Se eu tivesse definido um peso muito abaixo de uma meta , eu estaria fraco e estressado", disse ele. "Se eu pesava 4 ou 5 quilos a mais do que o ideal, eu poderia ver que eu estava mais lento do que meus concorrentes."

Mr. Hampsten, disse que pretendia uma corrida de peso de cerca de £ 137, deliberadamente reduzindo seu consumo nos dois meses antes da temporada de corridas. Na entressafra, ele deixaria o seu peso voltar até um mais confortável £ 145.

A lição é que, mesmo se as leis da física e uma experiência em um AlterG pode parecer para comprovar os benefícios de um menor peso, ciência do exercício não está nem perto de fazer boas previsões para os atletas específicos, Tarnopolsky disse.

"Eu sei que um indivíduo que é um dos atletas mais aptos esporte ultra-maratona", disse ele. "Ela corre 100 milhas, e sua gordura corporal é perto de 20 por cento."

No entanto, ele disse, "ele é um dos atletas mais talentosos que eu já vi."

Mr. Reyes disse que ele eo Sr. Agassi aprendeu a não deixar que o peso governe sua vida. "Eu gosto de uma frase", disse ele. "A luta contra o peso para a maioria dos seres humanos pode ser como um tabuleiro Ouija. Pode começar a mexer com sua cabeça. "

O truque é não deixá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário