quarta-feira, 23 de março de 2011

Indice de Adopisidade Corporal: Substitui o IMC?


Fonte: folha.com

O Índice de Massa Corporal (IMC), usado para medir o grau de magreza ou obesidade de uma pessoa, foi criado em 1832 pelo matemático e astrônomo belga Lambert Adolphe Jacques Quetelet (1796-1874) sendo adotado em 1972 pela Organização Mundial de Saúde como um método simples de medir a obesidade. Saber sobre a obesidade de população é importante em termos de saúde pública. Pois trata-se de fator de risco para doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, hipertensão e câncer.

Devido a falhas encontradas no processo de medida do IMC, como o fato de não levar em consideração o sexo ou a massa muscular de cada individuo (mulheres têm mais gorduras; e músculos pesam mais que gorduras) e também não ser adequado para menores de 18 anos, oito pesquisadores liberados por Richard Bergman, da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, criaram um novo método, chamado de Índice de Adiposidade Corporal (IAC). O IAC usa uma equação e apenas duas medidas, a circunferência do quadril e a altura da pessoa, para chegar à porcentagem de gordura no corpo.




Bergman e os colegas testaram várias equações para checar qual corresponderia melhor à realidade. Eles tinham a porcentagem de gordura no corpo de duas populações estudadas antes, uma de 1.733 americanos descendentes de mexicanos, outra de 223 afro-americanos. A gordura tinha sido medida por uma técnica de raio-X, a DXA (sigla em inglês para Absorciometria de Raios-x de Dupla Energia).

A fórmula conseguiu prever com precisão a gordura corporal nos casos acima de 20%, nos casos de gordura de 25% a 30%, a precisão foi total, tendo 0% de erro na estimativa. Apenas nos casos de adiposidade abaixo de 10% a equação não foi precisa, indicando um erro de 17,4% a mais de gordura.

Um comentário:

  1. Olá, amigos da Fit Labore!
    A partir de agora, também estou por aqui, seguindo este Blog bacana!

    Um grande abraço!
    Kleber RG
    www.maratonacorreria.com

    ResponderExcluir