terça-feira, 15 de março de 2011

Emagrecer...Emagrecimento...saúde?


Olá a todos,

Fazendo uma pesquisa no Google, para o blog da FIT LABORE, vi que a palavra mais buscada pelas pessoas que o acessam é: EMAGRECIMENTO. No blog, já escrevi diversas vezes sobre emagrecer, emagrecimento, tendo muitos comentários nos posts não concordando com a visão que pregamos e entendemos ser a mais saudável : emagrecer com saúde.

Temos hoje, um culto a beleza que acredito ser desproporcional com o que realmente representa ser saúde. Se formos ver no dicionário qual o significado de saúde vemos; bom estado do organismo, cujas funções fisiológicas se vão fazendo regularmente e sem estorvos de qualquer espécie; qualidade do que é sadio ou são.

Ótimo, saúde quer dizer isso.Acredito nisso também! Para alguns saúde quer dizer, ficar magro ou magra de qualquer jeito de acordo com os padrões estéticos que a mídia determina. Eu não acredito nisso.Vejo muitas pessoas tomando isso, tomando aquilo, suplementos para emagrecer, comendo errado, tomando termogênicos, não comendo nada e ai de noite comem um chocolate para “compensar” e outras coisas esdrúxulas que vemos por ai, vendo até pessoas que defendem o exercício em jejum para emagrecer não vendo o real significado ou problema para o corpo quando se faz isso.Se vissem as alterações fisiológicas e problemas que esta pratica pode levar, pensariam melhor antes de fazer isso.

Emagrecer né… Como se emagrece? Bom, costumo falar para meus alunos que emagrecimento é você gastar mais do que consome por dia. Isso você pode conseguir realizando exercício, comendo de forma saudável, mudando pequenos hábitos que podem levar ao sucesso neste seu objetivo. Afinal, não adianta nada ficar se matando duas horas na academia e chegar em casa e comer uma barra de chocolate. Isso é ser saudável?

Um coisa que vejo muito é o seguinte:o uso de suplementos. Sou contra o uso indiscriminado de suplementos para que se chegue ao corpo perfeito ou esteticamente bonito. Ter um corpo bonito, nem sempre quer dizer saudável. Além do mais temos que ver o seguinte, todos estes suplementos, em diversas pesquisas indicam que o seu uso indiscriminado, pode levar a longo prazo ao câncer. Alguém pensa nisso quando toma estes suplementos.As industrias que vendem os suplementos, falam isso aos seus clientes? Por isso acredito que o meu papel é levar informação aos nossos leitores, que melhorem a sua saúde ao mesmo tempo em que possam chegar a um corpo bonito, mas, de forma saudável!

E você, o que pensa sobre isso? Dê sua opinião!

Obrigado

Rogério

4 comentários:

  1. Uma boa dica para emagrecer é usar os Termogênicos, muitas pessoas, conseguem ótimos resultados com eles. Porém deve ser consultado com um médico antes.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruno,
    obrigado pelo seu comentário. No entanto gostaria de ressaltar que o uso de termogênicos pode acarretar muitas alterações fisiológicas que nem sempre são boas para a sáude da pessoa.Estudos com ratos, mostram que quando estes deixavam de usar, engordavam mais do que quando estavam sem usar! Além disso, estão começando a sair pesquisas sobre o uso de suplementos a medio e longo prazo que podem causar doenças como câncer. Devemos usar o que então: Alimentação saúdavel, exercicio fisico!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria de parabenizar pela excelência, clareza e fácil entendimento das matérias do blog! Já virei fã e visitante assidua.

    Agora falando sobre emagrecimento, fui obesa desde criança, tentava todos tipos de dieta da moda. Dieta da lua, do sol, da USP, etc ... Alguma delas até obtive resultados significativos, porém os perdia em pouco tempo, até que um dia procurando mais uma dieta da moda pela internet, achei um depoimento de uma moça que havia perdido muitos kilos através da reeducação alimentar, pesquisei sobre o assunto e comecei a por em pratica e já nos 3 primeiros meses eliminei 21 kilos, no 3 mês procurei uma nutricionista, levei para ela meu cardápio, ela fez alguns ajustes e apartir dai inclui atividades fisicas no 7 mês eu já havia atingido meu objetivo. Eliminei 43 kilos, sai do manequim 54 para o 40, e o melhor de tudo com saúde, sem nenhum tipo de remédio ou dieta mágica. Apenas mudanças de hábitos e muita obediencia! Antes tinha 115 k e hoje tenho 72 kilos e 1.81!
    Agora estou trabalhando para enrigecer e sei que com disciplina também vou conseguir, alias já tenho visto resultados suprendentes para tão pouco tempo! Mas ando devagar porque já tive press e não cheguei a lugar algum!

    ResponderExcluir
  4. Faby, muito obrigado pelo seu comentários e é o que acreditamos também. Uma boa reeducação alimentar é o ideal para que consiga saúde sem ter que usar recursos que a médio e longo prazo podem fazer mal para você! Costumo falar a meus alunos que emagrecimento é 70% alimentação!
    Obrigado!

    ResponderExcluir