segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IMC- Índice de massa corporal – Por que usa-se mais isso agora!


Já ouviu falar em índice de massa corporal né? A maioria dos médicos e educadores físicos estão usando isso agora. Mas você sabe o por quê?

O IMC( índice de massa corporal), derivado de massa (peso) corporal e estatura serve para avaliar a “normalidade” do peso corporal de uma pessoa. Este tipo de medida exibe uma associação bem mais alta com a gordura corporal e o risco de doenças do que as estimativas com base simplesmente na estatura e peso somente, mas tem que se ter o cuidado com a etnia e a massa muscular da pessoa.

Para calcular o IMC é fácil; IMC= massa corporal (kg) / estatura (m2).

Bom, mas ainda não expliquei por que o IMC é importante para o diagnóstico e prescrição do exercício.

A medida do IMC aumenta através de toda a gama de um peso excessivo moderado e acentuado, o mesmo ocorre com o aumento do risco de complicações cardiovasculares( incluindo hipertensão e acidente vascular cerebral), certos cânceres, diabetes, cálculos vesiculares , osteoartrite e doença renal. Por isso a sua importância, quanto maior o IMC, maior o risco de sofrer algum tipo de doença relacionada ao peso. Neste foco, a prescrição será adequado de acordo com a saúde da pessoa.

Mas você sabia que a principal doença que mais mata no mundo é relacionada ao coração? E as 3 primeiras relacionadas ao peso? Isso é assunto para um novo artigo depois!

Além disso, existem milhares de estudos que mostram a relação do maior IMC com a mortalidade. O IMC mostra-se como efetivo para os novos padrões de peso excessivo e obesidade.

Como todo calculo, existem suas limitações. Para pessoas com muita massa muscular, muita massa óssea e até mesmo aumento do volume plasmático induzido pelo exercício poderiam afetar a equação para o IMC gerando o erro na escala para estas pessoas. Uma pessoa musculosa por exemplo, estaria qualificada com sobrepeso.

Mas para todos os outros O IMC serve. Pessoas que buscam melhor qualidade de vida, que querem se tornar mais saudáveis e com menos riscos de sofrer algum tipo de doença!

Diante disso, faça o calculo do seu IMC. Senão estiver fazendo nenhuma atividade física, procure a orientação de um profissional de educação física. Caminhe, comece!

Dando o primeiro passo para a sua vida se tornar melhor, quando envelhecer, estará bem mais saudável que seus amigos que nunca fizeram nada!




Por Rogério Cardoso

Um comentário:

  1. Oi!

    Estava pesquisando sobre exercicios fisicos quando encontrei este blog e simplesmente amei!!!
    Atualmente moro nos EUA, quando eu cheguei aqui eu pesava 75 kilos e agora estou com 63 kilos, perdi 12 kilos em um ano com exercicios leves como caminhar e correr uma vez por semana, nada pesado, coisa de 30 minutos. Depois que eu vi o resultado positivo eu gostaria de aumentar o meu treino, ontem eu corri 3 kilometros em 30 minutos, mas eu ainda tenho um grande problema pq nao consigo controlar a minha respiracao, tenho energia, disposicao para correr ate uma hora....porem eu nao controlo a minha respiracao e fico mais cansada e sinto aquelas pontadas na costela direita...terrivel.
    Como faco para controlar melhor a minha respiracao?

    Obrigada

    ResponderExcluir