segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Qualidade de vida diminui absenteísmo



Olá pessoal, hoje eu participei de uma palestra na Cosan, na Usina Santa Helena, onde eu teria que falar sobre programas de saúde e qualidade de vida para funcionários e colaboradores da empresa. Mas isso é interessante não só para empresas grande, como para pessoas como nós mesmo, ou que possuimos pequenas empresas ou que trabalhamos em empresas! Aproveitem!

Rogério Cardoso


Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, deparam-se com um problema comum e nada agradável: percentuais significativos de funcionários ausentes durante o expediente do trabalho. Conhecido como absenteísmo, esse fato tira o ‘sono’ de muitos dirigentes e é alvo de ações específicas da área de Recursos Humanos, afinal quando um profissional não está presente no seu posto de trabalho, alguns reflexos negativos podem ser sentidos rapidamente como, por exemplo, desorganização das atividades, comprometimento na qualidade dos serviços prestados, limitação na performance individual e da equipe, entre outros.

Na Região Metropolitana de Curitiba, a empresa BS Colway conseguiu diminuir os índices de absenteísmo graças ao Programa de Saúde Ocupacional, criado em 2002. O resultado desse investimento é tão positivo que as faltas atribuídas às lesões por esforço repetitivo ou à má postura diminuíram de 18% do quadro para 5,5%.

A BS Colway foi criada em 2000 e produz pneus remoldados, ou seja, são produzidos a partir de estruturas especiais (carcaças) importadas, testadas milimetricamente, utilizando-se máquinas e equipamentos com tecnologia de última geração. O processo de remoldagem, tecnologia largamente utilizada na Europa, consiste em remover a borracha das carcaças selecionadas após um rígido controle de qualidade, de talão a talão. Após este processo, o pneu é totalmente reconstruído e vulcanizado sem qualquer emenda, proporcionando perfeito balanceamento, apresentação e segurança no uso. Atualmente, a BS Colway conta com 500 funcionários trabalhando na fábrica e mais 200 profissionais atuando nos programas sociais desenvolvidos pelo IBS - Instituto BS Colway Social.

A preocupação da companhia, com a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, começou quando a organização observou que por volta da 6ª hora de trabalho, funcionários, principalmente aqueles que atuavam no chão de fábrica – a grande maioria - apresentavam cansaço, principalmente mental, e declínio de produtividade. De acordo com Ozil Coelho Neto, diretor de assuntos corporativos da BS Colway, na ocasião foi implantado o PEPE (Pacto Empresarial de Emprego) que consistiu em reduzir o turno de trabalho de 8h para 6h, sem diminuição de salário.

A organização, então, que antes trabalhava com três turnos de 8h, passou a atuar com um novo grupo de funcionários que formou a quarta turma de trabalho. Isso gerou um impacto adicional de aproximadamente 23% sobre a folha de pagamento, mas que já no primeiro mês transformou-se em um fator motivacional. “Sem que fosse o propósito, 60 dias depois passamos a ter um ganho de produção de cerca de 30% e com uma melhora qualidade inquestionável. Ganharam os funcionários e ganhou a empresa. E daí criou-se o que costumamos chamar de um verdadeiro plano de saúde e socializante, tendo como foco a prevenção física, o bem-estar, a educação e o conhecimento”, complementa o diretor de assuntos corporativos.

Com a redução do turno de trabalho, gerou-se um tempo real para o quadro funcional. Obviamente que se o pressuposto fundamental era reduzir o esforço mais estressante, a possibilidade de um segundo emprego para o profissional e a empresa não era interessante. Então, a BS Colway começou a questionar: o que os colaboradores fariam com o tempo que sobraria? Foi quando surgiu a necessidade de elaborar programas de ações complementares e, a partir daí, criou-se: um moderno centro de inclusão digital e uma biblioteca com mais de três mil títulos para estimular o hábito da leitura entre os funcionários. Paralelamente, todos os funcionários ganharam uma assinatura e recebem em suas casas o melhor jornal de cidade. Em seguida, a companhia construiu uma academia com mais de mil metros quadrados.

Após passagem por uma rigorosa avaliação médica e física, comandada por médicos, fisioterapeutas e professores, os funcionários receberam um plano de atividade definido através de dois conceitos: o método STS de Musculação Terapêutica, que consiste em permitir que indivíduos sedentários, ou clinicamente sedentários, obtenham um perfil de trofismo muscular de aspecto funcional ou pelas práticas do ganho de massa muscular através de aparelhos. Em conjunto, eles têm acesso – em áreas contíguas de ambulatório para tratamentos fisioterápicos ou através acupuntura – a tratamentos os quais são realizados por profissionais formados e por residentes das atividades citadas.

Para se ter uma idéia da receptividade dos colaboradores em relação às ações voltadas para a QVT, cerca de 80% dos profissionais freqüentam a academia que oferece sessões de 30 minutos de duração, antes ou após o expediente. No entanto, para atingir um índice de freqüência desse patamar, a empresa realizou um trabalho para estimular os funcionários a mudarem seus hábitos e, conseqüentemente, terem uma melhoria da qualidade de vida.

“Tendo em vista que este pacote de ações nos levou a baixar consideravelmente o absenteísmo, melhorar qualidade e ganharmos produtividade, por que não partilharmos estas vantagens também com seus protagonistas? Isso mesmo, nós bonificamos os funcionários que preencham requisitos básicos em cada uma das áreas. Tal bonificação chega a proporcionar ganhos de até 50% sobre o salário mensal”, destaca Ozil Coelho Neto, ao acrescentar que para fazer jus ao benefício, além do ganho físico e de apresentar um trabalho escrito sobre suas ações mensais, o funcionário precisa fazer prevenção odontológica e médica a cada seis meses em consultórios dentro da própria empresa, trazer atestado de vacinação dos filhos e exames preventivos do cônjuge, tudo pago pela organização.

Quando questionado sobre quem coordena todas essas ações, o diretor de assuntos corporativos cita que como o exercício de responsabilidade social exige profissionalização, para cada ação há um profissional da área para gerenciamento do projeto. No caso dos projetos como inserção digital, biblioteca, cursos e treinamentos os profissionais da área reportam-se ao serviço de Gestão de Pessoas da própria BS Colway e IBS Colway Social.

Resultados estatísticos – Em dois anos de monitoramento, os funcionários da BS Colway que freqüentam a academia tiveram uma redução de 14% no percentual de gordura. Atualmente, estima-se que apenas 7% dos funcionários da empresa têm necessidade de atendimento médico, enquanto que a média em outras empresas varia de 22% a 25%. Apesar da redução da carga horária de trabalho, desde que foi criada, a fábrica teve um aumento de 37% de produção, número que atribui, entre outras coisas, às atividades físicas. Os percentuais das faltas ao trabalho também animam a organização a manter os investimentos destinados à melhoria da qualidade de vida dos profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário