segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Atividade física reduz vontade de se alimentar


Fonte: Folha.com

Um estudo brasileiro realizado com roedores revelou mais um bom motivo para que obesos pratiquem exercícios físicos. Além de queimar calorias, a atividade reduz a vontade de comer.

Isso acontece porque os exercícios recuperam o funcionamento dos hormônios insulina e leptina, essenciais para a sensação de barriga cheia após uma refeição.

O excessivo consumo de alimentos, aliado à falta de atividades físicas, desencadeia uma forma invisível de inflamação (sem dor ou vermelhidão), mas cujos mecanismos são parecidos com os de uma inflamação normal.

Cientistas da Unicamp investigaram como o exercício afetaria essa inflamação ligada à obesidade. Para isso, estudaram o hipotálamo, região do cérebro que monitora aquisição e gasto de energia.

Os pesquisadores descobriram que ratos obesos passaram a comer nos mesmos níveis que seus colegas esbeltos após nadarem algumas horas em uma piscina.

A queda no apetite foi diretamente ligada à maior resposta do hipotálamo a doses de insulina e leptina dadas pelos cientistas aos bichos.

"O exercício físico agudo recupera a condição inicial do organismo e pode ser usado para regular o sistema de saciedade", diz Eduardo Ropelle, primeiro autor do estudo, publicado hoje na revista científica "PLoS Biology".

13 comentários:

  1. Oi Rogério!

    Primeiramente quero dizer que seu blog é maravilhoso!Sempre leio mais é a primeira vez q comento :(

    Bem, falando sobre seu post, é estranho pq comigo acontece justamente o contrário:
    estou com mais fome depois que comecei a treinar.
    O que de fato ocorre é que naum sinto fome logo depois do exrecício e sim horas depois vem um apetite de leão!

    Já até fiz um "teste", nos dias que não treino sinto menos fome.

    Bem, será que esse estudo só se aplica aos obesos? Será que com os magros o apetite aumenta?

    ResponderExcluir
  2. Explicando melhor: quando corro não sinto fome nas primeiras 2 horas - que sao as mais importantes para recuperacão.
    Mas ao longo do dia( e quase sempre à noite) sinto muuuiiita fome quando treino pesado.

    ResponderExcluir
  3. Fala Rogério, blz?

    Isso vale apenas quando corremos!?
    Pergunto, pois quando chego do treino de musculacao, mesmo tendo tomado Whey fico morrendo de fome.

    Abraço e vamo que vamo!

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Pessoal, obrigado pelas postagens! na verdade este estudo é baseado em alterações hormonais e na leptina que é um hormonio produzido pelas nossas celulas adiposas. Mas funciona sim! O senso comum, recomenda que devemos comer após a atividade fisica, mas pelo menos 30 minutos depois para não dar um pico de insulina, caso você coma algum doce! Então, depois de malhar, coma alguma coisa que não tenha açucar refinado, frutas etc...e a sensação de fome será melhor!

    ResponderExcluir
  5. Interessante este post, mas como todo os outros acima, também sinto muitaaa fome quando malho, e os dias que não vou na academia até esqueço de comer.. acho que esta pesquisa não foi mto bem feita não rsrs
    Abraços

    Fabiane

    ResponderExcluir
  6. MENTIRA PURA!!
    Eu e todos que eu conheço comem MUITO MAIS quando fazem execícios!
    E O PIOR É QUE ENGORDAM MUITO MAIS!

    ResponderExcluir
  7. Pois comigo a fome normalidade. Ou seja, não aumenta. Pelo contrário,eaté diminui em comparação ao tempo em que não malho.
    Quando passo um tempo sem malhar, minha fome não só aumenta como a vontade de está biliscando alguma coisa também. Não posso está sem fazer nada ou na frente da televisão que fico com a boca nervosa.
    Vai entender!

    ResponderExcluir
  8. Malho pesado e quando finalizo meu treino não sinto fome.Somente depois de 2 a 3 horas que começo a sentir fome.
    mas quando a pessoa é iniciante senti muita fome

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,

    Comigo está acontecendo, como 2 ou 3 biscoitos antes de malhar ou uma banana com aveia e quando volto não sinto fome está situação está acontecendo já faz 2 semanas e estou ficando sem almoçar já que malho na pausa do almoço de 12:00 as 13:30 por conta de não sentir fome.

    malho a 1 mês e meio

    Ìtala

    ResponderExcluir
  10. Acontece isso comigo também.
    Após o futebol, não sinto fome. Pelo contrário, tenho até uma sensação de saciedade ( isso sem nem ter tomado água ). Sou gordinho, deve ser que minhas reservas entram em ação kkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Sinto muita fome e fico beliscando o dia inteiro quando faço musculação. Mas, perco completamente a vontade de comer quando eu corro. Sempre procuro me alimentar de três em três horas, mas qdo isso acontece tenho q ficar empurrando a comida.

    ResponderExcluir
  12. Isso acontece comigo quando estou treinando jiu-jitsu ou jogando bola, fico sem fome nenhuma. Porém, quando faço musculação a fome é gigantesca...

    ResponderExcluir
  13. Isso acontece comigo, quando volto da academia não tenho vontade de comer nada :)

    ResponderExcluir