sábado, 10 de julho de 2010

79 anos, evelhecendo com saúde!

Foto:Médico Californiano John Turner que envelhece com qualidade aos 79 anos

Fonte:harvardmagazine.com

A imagem é de um atleta . As possibilidades ao vir a mente, é um de um atleta brilhante e jovem que correu, pulou , nadou ou que fez o seu caminho através dos Jogos Olímpicos no Verão passado. Juventude e esportes são uma equação de idade. Mas no dia a dia mais pessoas estão redescobrindo que permanecendo ativas ou realizando esportes podem estar muito bem em seus últimos anos .

Essa maior participação em atividades desportivas , naturalmente, pode levar a lesões por estar mais ativo - e devido às mudanças corporais , os atletas mais velhos estão em maior risco . Mas a comunidade médica, que é bem embasada em medicina esportiva para os jovens , não considera adequadamente as necessidades da medicina de esportes para o idoso, de acordo com o instrutor em neurologia David Burke , um médico de medicina física e reabilitação no Spaulding Rehabilitation Hospital, em Boston. "Muitas vezes , o médico de cuidados primários não aconselha um atleta lesionado mais velho para fazer o esporte mais, ao invés de dizer , a lesão tem que ser aceita , e veja como ela pode ser tratada , " diz ele.

Burke e os seus colegas na clínica muscular -esquelético Spaulding lançaram , talvez, o primeiro treino que os objetivos de medicina esportiva para atletas de 60 anos de idade ou mais velhos . Podem também ser o primeiro a identificar este campo como " medicina esportiva geriátrica. " "À medida que os baby boomers maduros estão envelhecendo ", diz Burke , " o envelhecimento para estas pessoas está vindo com frequência cada vez mais. Temos que estar preparados para lidar com eles. "

O que está em jogo é a qualidade de vida do atleta , explica Burke . As pessoas que mantêm sua força são menos suscetíveis a queda, uma das principais causas de ferimentos e até morte em idosos. As mulheres, que são vulneráveis à osteoporose após a menopausa, pode prevenir a perda óssea pela prática de esportes de peso. E o exercício é um tratamento eficaz para a depressão, para os idosos que estão em maior risco. " Quando as pessoas fazem coisas que são boas para eles na parte cardiovascular, é bom para elas mentalmente ", diz ele . " Não poderem mais fazer isso realmente muda a sua perspectiva sobre a vida inteira . "

Burke observa que grande parte do declínio da força e flexibilidade , normalmente atribuídas ao envelhecimento, decorre do desuso. "As pessoas achavam que aos 18 anos não era preciso fazer nada, alongar, atividade fisica, mas o envelhecimento e a queda de rendimento com a idade é inevitável ", diz ele . "Mas a perda de força é mais por falta de uso dos músculos que o processo de envelhecimento. " Aeróbica , musculação , corrida, tênis,natação e as artes marciais podem diminuir a perda de força .

Burke aconselha os atletas mais velhos a aderir a regras diferentes do que os jovens fazem. Atletas Senior, por exemplo, têm menos elasticidade do tecido. Assim, um jovem de 18 anos de idade pode fazer se exercicio sem alongamento, mas um maratonista octogenário deve esticar bem , antes e depois de correr ou enfrentar um aumento da possibilidade de dano muscular -esquelético. O metabolismo de atletas mais velhos também são menos flexíveis: eles não respondem tão bem às mudanças do corpo. Corredores jovens podem realizar o treino em um dia frio e permanecer alheio à perda e calor , mas os mais velhos corredores devem usar camadas de roupas , luvas e um boné. Em clima quente , os atletas mais velhos devem prestar atenção para a hora do dia e beber bastante agua . Um executivo de 30 anos de idade pode se recuperar rapidamente de exercicio de uma hora no almoço em um dia quente e úmido, mas seu chefe de 65 anos, deve esperar até que no início da noite , e tomar cuidados especiais para beber água antes e depois da corrida.

Naturalmente , as lesões continuam a acontecer . Mas os atletas mais velhos podem geralmente permanecer ativos por modificar sua rotina , Burke diz, "Corredores com uma artrite no joelho podem parar o progresso da lesão e reduzir a dor , alterando para um sapato de mais de absorção de choque , e executando em um superfície mais macia (uma grama ou esteira em vez de uma rua ), alterando passo para minimizar o salto, e evitar descidas . Os participantes mais velhos no esporte favorito de Burke, tae kwon do , pode prevenir lesões, começando com um programa formal de alongamento, não quebrando a madeira com as mãos e não dando chute superior a menor costelas do adversário .

Burke , um segundo grau faixa preta , viu um colega de tae kwon do usar esses métodos enquanto avança de faixa branca (o nível iniciante ) com idade entre 67 a faixa preta (nível expert) aos 71 anos . A lição aprendida : a idade e a lesão não significa necessariamente que um atleta deve recuar. "Você não pode mudar o esporte o suficiente para continuar ", diz Burke . " Mas a maior parte das vezes , você pode."

Radosevich Lynda

Nenhum comentário:

Postar um comentário