segunda-feira, 21 de junho de 2010

Alimentos comuns do dia a dia podem acabar com a sua dieta



Fonte: Med Plan.com.br

Poucas pessoas sabem a quantidade de gordura e sódio encontrada em produtos muito usados no dia a dia, como o presunto, a maionese e os laticínios.

Quem quer emagrecer sabe que deve passar longe daquela massa com molho quatro queijos ou do double cheeseburguer do fast-food. Mas o que poucos percebem é que muitos alimentos encontrados na nossa geladeira podem tornar a missão de controlar as calorias bem mais difícil. A médica americana Elaine Magee, coordenadora do site "Recipe Doctor", afirma que poucas pessoas sabem a quantidade de gordura e sódio encontrada em produtos muito usados no dia a dia, como o presunto, a maionese e os laticínios. Confira a lista da especialista do que deve ser eliminado da geladeira durante a dieta:

Maionese - O produto deixa os sanduíches muito mais gostosos, mas é uma bomba calórica. Um quarto de xícara de algumas marcas chega a ter 360 calorias e 40 gramas de gordura. Quem não consegue se limitar a uma ou duas colheres de chá de maionese deve riscá-la do cardápio. Elaine sugere substitui-la pela mostarda, o molho barbecue ou os de pimenta. Se a vontade ainda é grande, opte pela maionese light, que tem cerca de 35 calorias e 3.5 gramas de gordura por colher de sobremesa.

Refrigerante e bebidas alcoólicas - É sabido que os refrigerantes açucarados fazem mal à saúde. Mas e os com chá verde ou vitaminas? Para a especialista, estas bebidas são tão ruins quanto o refrigerante comum, fontes de calorias vazias que estimulam o apetite e não satisfazem a vontade de doce. Já o álcool sobrecarrega o fígado, desacelera o metabolismo e é bem fácil de ser consumido em exagero.

Embutidos - É difícil viver sem presunto, salsicha, mortadela e salame, mas fique sabendo que estas carnes são péssimas para o organismo. A maioria contém excesso de sódio e gordura (cinco fatias de salame têm 310 calorias), e ainda tem um preservativo perigoso, o nitrito, que está ligado ao aparecimento de alguns tipos de câncer. O excesso de sódio na dieta pode causar pressão alta e aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames. Na hora de preparar o cachorro-quente, uma opção melhor são as salsichas de peru ou de soja, que têm bem menos gordura.

Laticínios integrais - Apesar de boas fontes de proteína, cálcio e vitamina B12, estes produtos também são ricos em gordura e colesterol. Não é preciso riscar o leite, o iogurte e o queijo do cardápio, só trocá-los por suas versões desnatadas.

Sorvete - Os sorvetes, principalmente os da linha premium, com certeza estão entre os produtos mais gordurosos na sua geladeira. Uma bola pequena de sorvete de chocolate com pedaços de brownie ou macadâmia chega a ter 290 calorias, 16 gramas de gordura e 27 gramas de açúcar. A dica de Elaine Magee é trocar o sorvete por sua versão light ou pelos feitos com iogurte ou, melhor ainda, preferir sempre os à base de frutas e sem leite na composição.

Molhos de salada - Cuidado com o tempero da sua salada, principalmente se você gosta dos molhos cremosos. Uma colher de molhos como o ranch ou blue cheese pode ter cerca de 120 calorias e 12 gramas de gordura. Não é preciso evitar os molhos por completo, mas sim usá-los com moderação. Uma boa ideia é usar um borrifador ou um pincel culinário, que alcançam todas as folhas com uma quantidade mínima de molho.

Congelados - Batata frita, pizza, lasanha e salgadinhos congelados têm quantidades altíssimas de sódio, geralmente o recomendado para um adulto no dia inteiro. Até mesmo os alimentos das linhas diet ou light costumam conter muito sal, já que a substância realça o sabor e ajuda a preservar o prato. Quem não vive sem congelados deve ler os rótulos com muita atenção ou, melhor, separar um dia da semana preparar os alimentos em casa e congelá-los para o resto da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário