O artigo de hoje estou falando do bem estar e do prazer do exercício físico. Estamos vivendo em um mundo que cada vez mais o bem estar esta em voga, e pessoas e médicos cada vez mais tratam de doenças ou de formas preventivas da doença através da atividade física.
Ao mesmo tempo em que vivemos um avanço tecnológico absurdo, isso também esta nos tornando cada vez mais sedentários, tendo o tempo escasso para a realização de alguma atividade física. O avanço tecnológico não esta evoluindo a ponto de nós tornamos mais saudáveis ou sadios. Será que algum dia algum aluno meu realizará o download do exercício que eu fiz no dia em 5 minutos e todas as alterações fisiológicas passaram pelo fio do computador? Acho que isso seria o sonho de todo o sedentário, e com certeza, se eu inventasse isso, ou o cara que inventar isso, certamente será milionário, não é mesmo?
Este avanço tecnológico esta gerando sedentarismo, e em reação em cadeia, uma epidemia de varias doenças no mundo relacionadas não só ao sedentarismo, mas a obesidade também! E ai que entra o papel do exercício físico como fator importante para uma boa manutenção da saúde e bem estar!
O bem-estar esta ligado a sensação de auto-estima, auto-aceitação, a sensação de viver uma vida com sentido, buscando um crescimento pessoal e espiritual, gerando relações positivas e autonomia para todas as coisas que você realiza na vida. Sabe quem pode te ajudar a ter todos estes benefícios acima? EXERCÍCIO
Muitas pessoas, quando entram em um programa de exercícios, buscam o "retorno" imediato do investimento. No entanto, muitas poucas pessoas se esquecem que ao iniciar um programa de exercícios, a primeira coisa que se atingi, eu costumo falar /, é o intangível ( melhora do sono, melhor disposição, facilidade nas atividades de vida diária entre outras) e depois o tangível, que é a redução do peso, diminuição do tamanho da calça entre outros também, mas estes, todos querem rapidamente.
Costumo falar para meus clientes e alunos que deve-se buscar o prazer em realizar o exercício, e a "idéia" de que o exercicio precisa ser intenso, ou que ele precisa "sofrer" para surtir efeito, ficou no século passado. O exercício pode, e deve ser prazeroso, ou ter prazer, como se fosse uma brincadeira de criança, que quando nos tornamos adultos, esquecemos muitas vezes disso, mas que podemos relembrar, pois o prazer gera felicidade, e quem não gosta de ser feliz?
O Bem estar esta inteiramente ligado a este prazer em realizar, prazer em fazer, prazer em conquistar e prazer em conseguir com seu próprio esforço. Na FIT LABORE, eu levo esta idéia a todo o momento para os meus alunos, pois tudo que fazemos com prazer, fazemos com vontade, e assim conseguimos conquistar objetivos de forma que não seja penoso e com isso, vir a se tornar um habito bom, feliz e que gere a satisfação de fazer parte da sua vida!
Até a próxima!
Boa tarde Rogério.
ResponderExcluirAbaixo um trecho do seu post que resume exatamente o que sinto hoje, depois que aderi de vez aos exercícios e a corrida. Parabéns pelo post e pelo blog, está muito legal.
"O bem-estar esta ligado a sensação de auto-estima, auto-aceitação, a sensação de viver uma vida com sentido, buscando um crescimento pessoal e espiritual, gerando relações positivas e autonomia para todas as coisas que você realiza na vida."
Segue uma foto minha do antes e depois dos exercícios. http://twitpic.com/4bwl1t
Abraços
Murilo Grossi
Adorei a foto do antes e depois, você é um vencedor! PARABÉNS!!
ResponderExcluir