terça-feira, 29 de maio de 2018

Hipertrofia, força e potência para todos? Coluna do Prof. @rodrigorsacilotto


Hipertrofia, força e potência para todos?  Coluna do Prof. @rodrigorsacilotto

Assunto muito discutido entre praticante e não praticantes do trabalho de força, ou a musculação como é popularmente conhecido, hipertrofia, força e potência muscular pode ser ou pode servir para todos, ou deve ser abordado de acordo com os objetivos? Antes de discutirmos sobre, uma pequena explanação:

HIPERTROFIA: aumento do diâmetro da fibra muscular, gerando aumento de "peso muscular"; FORÇA: aumento do recrutamento de unidades motoras, e atividade neuro-muscular. Cada unidade motora contêm milhares de fibras musculares;

POTÊNCIA: capacidade muscular em realizar uma contração com a maior velocidade possível.

Visto isso, a pergunta que me fazem é: pode ser aplicado a qualquer pessoa? É necessário?

Eu acredito muito que tudo o que pode te beneficiar de alguma maneira sempre é aceitável! E vou além: como dentro de um trabalho muscular, hipertrofia, força e potência tem relações muito próximas, dependente somente do protocolo aplicado para essas diferentes valências, é essencial que exista dentro de uma programação, essa variabilidade. Penso que é muito pobre se prender a apenas um protocolo (número de séries, repetições, pausas, intensidade de carga). Vale lembrar que quanto mais aumentamos nosso peso magro muscular, mais unidades motoras recrutamos, gerando mais força e consequentemente, mais potência!
Indispensável dizer que antes, tudo depende de uma avaliação da individualidade biológica, objetivos, especificidade e possíveis limitações que devem ser respeitadas, para que a demanda da pessoa seja primeiramente suprida. Homens e mulheres, crianças e principalmente os idosos, podem ser atendidos dentro do seu objetivo pessoal, e se aproveitar de todos os benefícios do trabalho muscular. A receita individualidade, especificidade e variabilidade são essenciais para um bom trabalho e ótimos objetivos. Acredito nisso! Qualquer coisa estou a disposição!

Prof. Rodrigo Sacilotto
Realizando sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário