Caros amigos fitlaborianos,
Chegamos a Março,mês de muito projetos e o mês onde as pessoas já refletem se o planejamento que fizeram no começo do ano esta no caminho certo.
Semana passada passei por um grande susto... um susto daqueles...durante uma aula minha de Personal com um aluno ele teve um crise hipoglicêmica e chegou a desmaiar no meio da sala. Por mais que agente estude, já tenha feito os procedimentos, cursos de primeiro socorros, nada gera mais adrenalina do que vivenciar o momento, pois naquele momento, eu estava achando que era um infarto, para um cara novo como ele, seria uma bomba. Depois de passado o momento de tensão, conversando, voltando ao normal, ele não comia direito há 2 dias, tendo feito sua ultima refeição 6 horas antes, bebido café o dia inteiro. Não ache que isso não é comum, porque é entre alguns empresários.
A hipoglicemia é muito comum entre as pessoas quando praticam exercício como neste caso, por falta de alimentação e com isso gera não tem energia no corpo. É um distúrbio provocado por pela baixa concentração de glicose no sangue. Os sinais da hipoglicemia podem ser produzidos pelos hormônios de contrarregulação e pela redução de glicose no sangue. Os sintomas são tremores, tonturas, palidez, suor frio,nervosismo, taquicardia, náuseas vômitos e fome. Além disso, confusão mental, alterações do nível de consciência, perturbação visual, cansaço, fraqueza, desmaios e convulsões!
Ele passou por quase todos estes sintomas em um período de 10 minutos. Mas porque eu falo que é importante isso? Na mesma semana, conversando com outra aluna, ela corre em jejum, e pode acarretar também todos os sintomas acima. Não é o caso deles, mas muitas pessoas acham que comendo pouco, ou não comendo nada e fazendo muito exercício vão emagrecer mais rápido. Tem até casos de profissionais colegas, que "recomendam" exercício de corrida em jejum para emagrecer. Pura balela! Esta fazendo muito mais mal do que bem para o seu corpo.
Comer antes e depois do exercício ajuda o seu corpo a manter o metabolismo alto, e com isso, não sobrecarregá-lo, levado-o a trabalhar de forma errada e não comum fisiologicamente.
Por isso deve ser muito, muito, muito importante se alimentar corretamente antes do exercício, seja pela manhã, ou em qualquer hora do dia. Seguem algumas recomendações da Nutricionista da Associação Brasileira de Nutrição:
Tereza C. Moreira C. Mascarenhas Pontes - CRN9 9630/P
Importante: As informações fornecidas não são individualizadas, portanto, um nutricionista deve ser consultado antes de se iniciar uma dieta. O artigo abaixo expressa a opinião do autor da dieta.
Alimentação antes do treino:
Líquido: Devemos ingerir pelo menos 2 copos de água 2 horas antes do exercício. Depois, beber 1 copo de água imediatamente antes do exercício.
Se você tomar um café da manhã reforçado ou almoçar (refeições que podem ter mais de 400 Kcal), deve esperar pelo menos 2 horas para malhar!
Caso faça um lanche mais leve , você deve esperar de 30 a 90 minutos para fazer exercício.
Três a quatro horas antes do treino pode ser feita uma refeição completa:
Ex: arroz, feijão, carne, salada ; macarrão com molho de atum ou frango ou à bolonhesa;
Ou pode-se fazer uma refeição mais leve de 30 a 90 min antes:
Ex: pão integral, biscoitos integrais com queijo branco ou requeijão light, cereais integrais com leite desnatado ou iogurte desnatado, iogurte com farelo de trigo ou aveia.
Quais frutas devemos preferir antes do treino?
Cereja, pêra, maçã, ameixa vermelha, pêssego, laranja- elas liberam açúcar de forma mais lenta pro sangue.
Durante o treino:
Hidratação – Ingerir de 1 copo (200 mL) a 1 copo e ½ (300 mL) a cada 10 a 20 min de atividade física.
Bebidas esportivas de glicose e eletrólitos: Necessárias apenas se o exercício tiver mais de 1 hora de duração.
Alimentação depois do treino:
É importante para promover a recuperação muscular e preparar o corpo para o próximo dia de treinamento.
Alimentação depois do treino:
Líquido – 2 copos de líquido (500 mL)
A ingestão de alimentos deve ser feita logo após a atividade física (preferencialmente dentro de 30 min e no máximo 2 horas após o treino).
Associar carboidrato de alto índice glicêmico (que libera açúcar de forma rápida para o sangue) com proteína – principalmente para quem busca hipertrofia.
Exemplo:
Batata, arroz ou macarrão com carne ou frango; sopa de legumes desde que tenha batata ou macarrão e uma proteína, como ovo ou carne, ou você pode comer um pedaço de bolo, sanduíche natural com pão branco acompanhado de suco de frutas.
Após o exercício, também é importantíssimo que você coma alimentos ricos em antioxidantes, que vão bloquear a ação dos radicais livres formados durante o exercício.
Alimentos antioxidantes: Vitamina E (óleos, sementes, gérmen de trigo e ovos); Vitamina C (acerola, goiaba, caju, brócolis, morango, kiwi, espinafre); carotenóides (abóbora, cenoura, melancia, tomate, mamão); Zinco (marisco, carne vermelha, fígado); Selênio ( castanha do pará, aves, carne vermelha, grãos de aveia e arroz integral); Ácido graxo ômega-3 (salmão, atum, óleo de linhaça).
Importante! O excesso de proteína é convertido em energia e gordura, portanto, não adianta exagerar nelas para que os músculos aumentem de tamanho e sim caprichar nos exercícios! Muito cuidado em realizar seu exercício sem comer direito!! Vamos que vamos! Saúde é o que interessa!!!
Se for pensar em começar a fazer seu exercício me procure, fale comigo, tenho uma equipe de profissionais que irão ajudar você a colocar o exercício na sua vida, sendo mais saudável,vivendo melhor e com mais diversão. Nos mande um email rogerio@fitlabore.com.br ou acesse no pagina do Facebook FIT LABORE ou www.fitlabore.com.br. Estarei totalmente disposto a te ajudar!
Comprometido com o seu sucesso!
Prof. Esp. Rogério Cardoso CREF:91020 G/SP
Receita de Hoje - Para ajudar no seu exercício!
Sanduíche de Queijo com Banana
4 Bananas prata ou nanica
- 1 colher das de sopa Canela em pó
- 8 fatias de Pão de forma
- 200g de Queijo mussarela/prato
Modo de fazer!
Em uma frigideira derreta a manteiga, corte as bananas em fatias no sentido do comprimento, e doure-as na manteiga, em seguida coloque duas fatias da banana em uma fatia de pão, uma fatia de queijo, polvilhe com a canela, feche com outra fatia do pão e coloque na sanduicheira para tostar.
Em uma frigideira derreta a manteiga, corte as bananas em fatias no sentido do comprimento, e doure-as na manteiga, em seguida coloque duas fatias da banana em uma fatia de pão, uma fatia de queijo, polvilhe com a canela, feche com outra fatia do pão e coloque na sanduicheira para tostar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário