terça-feira, 29 de junho de 2010

Entenda a diferença entre isotônico e hidrotônico




Fonte: O2 por Minuto

Entenda a diferença entre isotônico e hidrotônico e veja qual faz o seu perfil na hora da atividade física

Uma dúvida frequente entre os esportistas é qual a melhor opção de bebida esportiva, as isotônicas ou as hidrotônicas. Mesmo com uma modificação pequena em suas composições, há sim diferença entre ambas. Entretanto, como são indicadas para o mesmo público-alvo, pode haver confusão na hora da escolha.

O isotônico é uma bebida energética formulada através de água, carboidratos e uma alta concentração de sais minerais, o que é essencial para quem pratica exercícios físicos em alta intensidade. Como está na mesma composição do organismo do ser humano, a reposição de eletrólitos é bem mais rápida que o normal. No mercado encontram-se nesse segmento as marcas Gatorade, Powerade e Marathon.

Já o hidrotônico é formada pelas mesmas substâncias que o isotônico, porém com menos eletrólitos, o que é mais indicado para atletas que fizeram um treinamento mais moderado, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor. Esse repositor pode ser encontrado nas bebidas como o i9.

Ou seja, quem praticar exercícios mais intensos e que resultem em um desgaste muito grande, é recomendado o isotônico. Para os exercícios mais moderados, mas que mesmo assim necessitem de uma reposição líquida de sais minerais, o hidrotônico é a melhor opção.

As funções

A prática de exercícios físicos traz ao atleta um desgaste natural, o que faz dos repositores líquidos uma ótima opção para o corpo manter-se equilibado. “Com a prática de exercícios perdemos sais minerais, como sódio e potássio, e ainda gastamos energia. Estes produtos servem para repor isso e manter nosso rendimento no exercício”, afirma Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista esportivo da Nutrição Fácil.

Por causa do alto desgaste físico, a água pode não ser suficiente para recompor os sais minerais. “Quando corremos perdemos muito líquido pelo suor, e com ela também se vai os sais minerais. Então a água pode não ser suficiente para essa reposição, precisando dessas bebidas”, completa Ana Paula Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé.

Indispensável?

Para muitos atletas, os isotônicos e hidrotônicos são indispensáveis e estão presentes nas maiorias dos treinos e provas. Mas, eles são tão indispensáveis assim? Para o nutricionista Luís Ricardo eles não são tão insubstituíveis.

“Dependendo do tipo de treino e intensidade, os corredores não precisam deles em nenhum momento. Mas dependendo da prova, como uma maratona, esses produtos são indispensáveis, como também o uso de carboidratos”, diz.

Para o seu uso, fica a dica da Ana Paula sobre o momento certo de usufruí-los. “Eles podem ser ingeridos antes, durante e depois da prova. Se o atleta se alimentou antes, é melhor esperar para bebê-los após 40 minutos. Ao final do exercício também é recomendável para equilibrar o nível celular”, finaliza.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Alimentos comuns do dia a dia podem acabar com a sua dieta



Fonte: Med Plan.com.br

Poucas pessoas sabem a quantidade de gordura e sódio encontrada em produtos muito usados no dia a dia, como o presunto, a maionese e os laticínios.

Quem quer emagrecer sabe que deve passar longe daquela massa com molho quatro queijos ou do double cheeseburguer do fast-food. Mas o que poucos percebem é que muitos alimentos encontrados na nossa geladeira podem tornar a missão de controlar as calorias bem mais difícil. A médica americana Elaine Magee, coordenadora do site "Recipe Doctor", afirma que poucas pessoas sabem a quantidade de gordura e sódio encontrada em produtos muito usados no dia a dia, como o presunto, a maionese e os laticínios. Confira a lista da especialista do que deve ser eliminado da geladeira durante a dieta:

Maionese - O produto deixa os sanduíches muito mais gostosos, mas é uma bomba calórica. Um quarto de xícara de algumas marcas chega a ter 360 calorias e 40 gramas de gordura. Quem não consegue se limitar a uma ou duas colheres de chá de maionese deve riscá-la do cardápio. Elaine sugere substitui-la pela mostarda, o molho barbecue ou os de pimenta. Se a vontade ainda é grande, opte pela maionese light, que tem cerca de 35 calorias e 3.5 gramas de gordura por colher de sobremesa.

Refrigerante e bebidas alcoólicas - É sabido que os refrigerantes açucarados fazem mal à saúde. Mas e os com chá verde ou vitaminas? Para a especialista, estas bebidas são tão ruins quanto o refrigerante comum, fontes de calorias vazias que estimulam o apetite e não satisfazem a vontade de doce. Já o álcool sobrecarrega o fígado, desacelera o metabolismo e é bem fácil de ser consumido em exagero.

Embutidos - É difícil viver sem presunto, salsicha, mortadela e salame, mas fique sabendo que estas carnes são péssimas para o organismo. A maioria contém excesso de sódio e gordura (cinco fatias de salame têm 310 calorias), e ainda tem um preservativo perigoso, o nitrito, que está ligado ao aparecimento de alguns tipos de câncer. O excesso de sódio na dieta pode causar pressão alta e aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames. Na hora de preparar o cachorro-quente, uma opção melhor são as salsichas de peru ou de soja, que têm bem menos gordura.

Laticínios integrais - Apesar de boas fontes de proteína, cálcio e vitamina B12, estes produtos também são ricos em gordura e colesterol. Não é preciso riscar o leite, o iogurte e o queijo do cardápio, só trocá-los por suas versões desnatadas.

Sorvete - Os sorvetes, principalmente os da linha premium, com certeza estão entre os produtos mais gordurosos na sua geladeira. Uma bola pequena de sorvete de chocolate com pedaços de brownie ou macadâmia chega a ter 290 calorias, 16 gramas de gordura e 27 gramas de açúcar. A dica de Elaine Magee é trocar o sorvete por sua versão light ou pelos feitos com iogurte ou, melhor ainda, preferir sempre os à base de frutas e sem leite na composição.

Molhos de salada - Cuidado com o tempero da sua salada, principalmente se você gosta dos molhos cremosos. Uma colher de molhos como o ranch ou blue cheese pode ter cerca de 120 calorias e 12 gramas de gordura. Não é preciso evitar os molhos por completo, mas sim usá-los com moderação. Uma boa ideia é usar um borrifador ou um pincel culinário, que alcançam todas as folhas com uma quantidade mínima de molho.

Congelados - Batata frita, pizza, lasanha e salgadinhos congelados têm quantidades altíssimas de sódio, geralmente o recomendado para um adulto no dia inteiro. Até mesmo os alimentos das linhas diet ou light costumam conter muito sal, já que a substância realça o sabor e ajuda a preservar o prato. Quem não vive sem congelados deve ler os rótulos com muita atenção ou, melhor, separar um dia da semana preparar os alimentos em casa e congelá-los para o resto da semana.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A onda nas academias é aumentar a força respiratória e muscular


Fonte: Isto É - Independente

Foco na resistência

Depois da modelagem física, agora as academias investem em atividades para aumentar a força respiratória e muscular

Abdome, braços e pernas durinhos e alongados. Em geral, este era o objetivo principal dos exercícios prescritos nas aulas das academias de ginástica. Agora, acaba de entrar na lista de prioridades também aumentar a resistência muscular e respiratória. Por isso, boa parte das novidades que estão chegando a esses estabelecimentos está voltada para essa finalidade.

A ênfase na melhora da resistência é a demonstração mais recente das mudanças pelas quais a malhação oferecida nas academias vem passando nos últimos anos. Depois da onda da aeróbica, por exemplo, veio a febre dos chamados exercícios zen, pontuados por movimentos de ioga e pilates. Ela foi absorvida pelos estabelecimentos porque havia - como ainda há - uma demanda por parte dos alunos, sedentos por atividades que garantissem um pouco mais de bem-estar.

Desta vez, tornou-se muito claro que hoje as pessoas também precisam melhorar sua disposição e energia para enfrentar um cotidiano cada vez mais corrido e exigente. "E os exercícios formulados para aumentar a resistência respiratória e muscular acabam proporcionando isso aos alunos", explica o professor Bruno Lima, da academia A!Body Tech, do Rio de Janeiro. "As pessoas se cansam menos e ganham maior força nos músculos para enfrentar uma rotina cheia de compromissos."

Na academia carioca, as opções oferecidas foram as aulas feitas na areia fofa da praia. Durante as atividades, os alunos usam miniparaquedas acoplados nas costas e fazem pequenos circuitos de corrida utilizando uma banda elástica que os obriga a fazer mais força. E, por serem executados na areia, os movimentos exigem um esforço muscular e respiratório maior, aumentando o gasto calórico. Além disso, obrigam o aluno a desenvolver mais equilíbrio.

Em São Paulo, a academia Competition lançou o Sensation.comp. É uma modalidade praticada com auxílio de fitas resistentes que estão fixadas no teto da sala de aula. Os alunos se prendem a essas cordas e fazem movimentos dinâmicos que exigem equilíbrio, concentração e força.

O treino é intercalado com corridas dentro da sala e exercícios de pular corda. "Essa combinação também ajuda os praticantes a ganhar consciência corporal", afirma Ivo Moraes, coordenador de ginástica da Competition. Na Runner, também em São Paulo, há uma alternativa que combina os exercícios convencionais com gestos de artes marciais. Tudo para potencializar a força muscular tão necessária atualmente

terça-feira, 8 de junho de 2010

Correr ajuda a manter as mulheres dentro de padrões ideais de saúde e bem-estar








Fonte: O2 por Minuto

Correr ajuda a manter as mulheres dentro de padrões ideais de saúde e bem-estar. Além disso, podem ficar mais belas e felizes

Mais saudáveis

Um estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, em 2002, mostrou que a solução é simples: 60% a 70% das mulheres pesquisadas que iniciaram a prática da corrida diminuíram os sintomas da TPM, com o aumento da taxa metabólica basal. Além de diminuir os males causados pela TPM, as alterações provocadas pela corrida tornam as mulheres mais saudáveis.

O esporte é capaz de fazer com que as mulheres fiquem na faixa de normalidade em relação à pressão arterial, IMC (índice de massa corporal), glicemia e colesterol. O resultado é ganho em saúde, pois gera grandes estímulos no organismo. Quem afirma é Fábio Torres, médico cardiologista que atua no centro de reabilitação cardiopulmonar da PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e responsável pela ergoespirometria do Hospital São Lucas da mesma universidade:

“Para as mulheres que já possuem bom condicionamento físico, a caminhada ou atividades muito leves não conseguirão obter índices satisfatórios. Nesse caso, precisam ultrapassar limites do limiar anaeróbico 1, para ganhar no sistema cardiovascular”, afirma Torres.

Muito melhor para as corredoras

De acordo com José Kawazoe Lazzoli, cardiologista especialista em medicina do esporte e presidente da SBME (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte), mulheres que praticam esporte têm cerca de cinco vezes menos chance de ter hipertensão comparadas a sedentárias. “E mais, a corredora com atividade de três vezes por semana gasta cerca de duas mil kcal por semana, o que diminui muito a chance de desenvolver doenças cardiovasculares”, explica Lazzoli.

Com a prática de uma atividade aeróbica como a corrida, também ocorrem alterações nas enzimas do fígado, que favorecem o aumento do HDL — o “colesterol bom” —, que retira a gordura das artérias. “E também a perda de peso gerada pela corrida é capaz de diminuir a quantidade de gordura no organismo”, acrescenta o cardiologista.

No quesito glicemia, a corrida ajuda seus níveis a ficarem estáveis, principalmente para portadores de diabetes do tipo 2, também chamada de diabetes da meia-idade, que dificulta o transporte de glicose pela corrente sanguínea. “A prática esportiva ajuda a melhorar os receptores de insulina nas células, que é defasado em pessoas diabéticas”, diz.

E mais: “Com mais força na circulação, diminui a pressão arterial e evita-se a sobrecarga no coração e, conseqüentemente, o infarto. Por isso a prática esportiva é usada no tratamento de hipertensão”, completa o cardiologista Torres.

Análises clínicas na prática

No dia anterior a uma corrida feminina em 2008, foram realizados 278 testes de screenings (ou seja, um check-up simplificado) para avaliar pressão arterial, IMC, glicemia e colesterol. Graças a uma vida ativa, os resultados médios da maioria das participantes foram considerados excelentes.

Quem os analisou foi o presidente do Departamento de Ergometria e Reabilitação da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) Ricardo Vivacqua. “Considerando que a maioria das corredoras tem entre 30 e 34 anos, tais resultados denotam que a pressão arterial está estável em decorrência da prática da corrida. O colesterol está excelente e o índice de massa corpórea está dentro dos padrões normais”, afirma Vivacqua.

Para Carlos Soares, responsável pelos programas de medicina preventiva da Omint (empresa de planos de saúde), especialista em medicina preventiva, administração em serviços de saúde e bioética, esses check-ups devem ser feitos sempre para analisar os resultados isoladamente, pois um IMC na faixa normal não isenta a mulher de uma alta taxa de colesterol. Soares ainda compara o corpo a um carro, que sempre necessita de revisão.

“Quem pratica esportes também está sujeito a problemas. Por isso, a importância dos exames. Identificando alguns distúrbios, basta um ajuste na dieta ou no treinamento, para evitar doenças e acidentes mais graves”.

Além de saudável, mais bonita

Lazzoli acrescenta que o coração é o primeiro órgão a se beneficiar com a corrida. Em seguida, o cérebro tem melhorias no funcionamento. O esporte praticado regularmente inibe a atividade do neurotransmissor receptor de serotonina, que causa depressão. Isto é, a corrida ajuda a evitar distúrbios de humor, além de deixar a mulher mais disposta.

A aparência também melhora devido à melhoria da qualidade do sono, pois os níveis de estresse são diminuídos no dia-a-dia. Para completar a beleza da pele, a circulação sanguínea melhora a distribuição de nutrientes e sais minerais, deixando-a com mais brilho e livre de toxinas.

Por fim, a corrida, por conta do impacto, influencia a densidade óssea, aumentando-a, e, assim, ajuda a combater a osteoporose, problema que atinge um grande número de mulheres.

Faça o seu teste

Para ter certeza de que a saúde está em dia, se a pressão arterial, o IMC, a glicemia e o colesterol estiverem dentro da média estabelecida como normal, indicam que a pessoa corre menos riscos de ter doenças cardiovasculares e de desenvolver diabetes. Esses valores dentro do normal indicam que não há acúmulo de gordura subcutânea e risco de se depositarem nas artérias, menos açúcar circulando no sangue e sistema cardiovascular mais eficiente, a menos que a mulher tenha uma predisposição genética muito acentuada.

Índices de normalidade
Pressão arterial: 10 x 6 mmHg (média)
IMC: entre 19 e 25
Glicemia: entre 70 mg/dl e 100 mg/dl
Colesterol: abaixo de 200 mg/dl

terça-feira, 1 de junho de 2010

Na corrida, respiro pelo nariz ou pela boca?

Fonte: O2 por Minuto

Pelo nariz ou pela boca? Veja as dicas de treinadores de como deixar sua respiração melhor durante a prática do esporte

Qual é a forma ideal da respiração durante os treinamentos e provas? Essa é uma das maiores dúvidas dos iniciantes, e até mesmo de muitos veteranos na corrida. A resposta desta pergunta é essencial para o desenvolvimento dos atletas.

Segundo Marcelo Lopes, diretor técnico da assessoria esportiva Run All Away, uma boa respiração durante o exercício físico é essencial para que o corredor possa dar suas passadas de maneira confortável.

“Se o atleta não achar um pace ideal, o desenvolvimento dele pode ser prejudicado. A oxigenação durante a corrida é fundamental e, se ela não estiver correta, pode atrapalhar o corredor, que sentirá algumas dores abdominais”, afirma Lopes.

Como fazer?

É difícil falar de regras na respiração na corrida quando, na verdade, cada atleta deve encontrar a maneira que se sinta melhor. Porém, algumas técnicas podem ajudar na hora das passadas.

Sandro Figueiredo, diretor técnico do Treinamento Esportivo Sandro Performance sugere: “A maneira ideal de se respirar é inspirar o ar pelas narinas e soltá-lo pela boca de uma forma que seja confortável para o atleta e que não haja nenhuma dor”, resume.

O que dificulta muitos corredores é encontrar essa “forma ideal”. Para ajudar na busca de uma respiração regular, Marcelo Lopes afirma que o importante é o atleta não forçar e respeitar sempre seus limites.

“Para respirar bem, o corredor tem que conseguir uma forma agradável de fazer essa troca de ar. Para encontrar esse pace, ele deve se basear nas suas passadas, tentando achar um tempo ideal”, afirma Lopes, que ainda recomenda inspirar a cada duas passadas em uma corrida mais leve.

Sem dor

Na maioria das vezes, quando respiramos de uma maneira equivocada, uma forte dor abdominal, principalmente do lado esquerdo, começa a aparecer. A famosa dor no baço é causada, ao contrário do que muitos pensam, não pela respiração excessiva pela boca e sim pela perda da cadência na respiração.

Para acabar com ela, a melhor maneira é diminuir o seu ritmo, pois ele deve estar exagerado. “Para acabar com a dor abdominal, causada pela má respiração, basta o atleta diminuir o ritmo e tentar, com mais calma, encontrá-lo novamente. Vai ser muito desconfortável continuar correndo da mesma maneira, já que as dores podem aumentar”, explica Figueiredo.

Com todas essas informações, encontrar o ritmo perfeito é questão de tempo e de trabalho, acabando de vez com as dores e realizando, a cada dia, um treino mais saudável e motivador.